Bate-papo sobre Guimarães Rosa em curso do SisEB
Postado em 25 DE maio DE 2014
Na quinta-feira, 19 de maio, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) promoveu atividade de capacitação na Biblioteca de São Paulo (BSP). O tema do encontro foi Mediação de leitura: Literatura e outras linguagens para dialogar com o leitor, ou seja, a promoção da leitura por meio de novas mídias, como áudios, DVDs e o bordado. A oficina foi ministrada pela professora e doutoranda Beth Ziani.
Especializada em João Guimarães Rosa, Beth acredita que o autor mineiro – nascido em Cordisburgo, em 1908 – é tão importante para a língua portuguesa como William Shakespeare para a inglesa e Miguel de Cervantes para a espanhola. Segundo a pesquisadora, o escritor deve ser comparado a Machado de Assis, seja pela complexidade dos temas abordados ou pelo uso delicado e elaborado do vernáculo brasileiro e até mesmo por captar ideias de um momento e espaço – o interior sertanejo do início do século XX.
“Ele capta o sertão metafísico, a alma do humano; é algo que cria valor para o leitor”, comentou Beth. Entretanto, ela fala que os escritores não devem ser colocados em um pedestal, como algo canônico, o que geralmente afasta o leitor da aproximação e conhecimento de suas obras. Diz ainda que a literatura, a escuta e a oralidade devem ser ferramentas de promoção de leitura.
Para que todas as formas de mediação funcionem, é necessário que os profissionais de biblioteca leiam livros. “Somente assim, vocês poderão ser agentes que incentivem crianças e jovens a descobrirem a literatura”, que traz, na fala de Guimarães Rosa, uma “novidade quieta para os olhos”.
Beth Ziani é doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), professora e autora de livros; ministra oficinas para bibliotecários e educadores em diversos estados. É idealizadora dos projetos Memória Viva do Sertão, realizado em cidades de Minas Gerais, e De Danúbio ao São Francisco – Guimarães Rosa para todos, exposição de painéis bordados sobre a vida do escritor.
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022