Bate-papo com o escritor Kaká Werá Jecupé refletiu sobre a ancestralidade brasileira
Postado em 27 DE maio DE 2021
Kaká Werá é escritor de origem tapuia, ambientalista, ativista social, conferencista e especialista em saberes tradicionais da cultura tupi. Trabalha com desenvolvimento de pessoas por meio de imersões, vivências e seminários no Brasil e no exterior.
Autor de oito livros, entre eles “As fabulosas fábulas de iauaretê”, falou sobre o reconhecimento da nossa ancestralidade e como integrá-la em nossas vidas, questionando a importância dessa memória e como as artes e a literatura colaboram para a valorização das raízes da sociedade brasileira.
“A humanidade evolui individual e coletivamente e a soma das experiências dessa evolução forjam determinados valores, conhecimentos e saberes. Alguns desses aprendizados transcendem o espaço-tempo porque fazem parte de uma sabedoria maior, algo mais perene”, diz Kaká ao falar da diversidade de memórias, conteúdos e tecnologias que tornaram-se referências ao longo do tempo e marcaram a história.
Além disso, o ativista social destaca o fato de que não temos memória e conhecimento do que nos antecedeu como nação brasileira do século XVI para trás. Kaká intitula esse processo de esquecimento como “invisibilização das raízes'', o que impacta diretamente na saúde física e psíquica de grande parte da população na atualidade.
Essa atividade abriu a programação do projeto “As fabulosas fábulas de Iauaretê”, realizado pela Cia. Pé do Ouvido e contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) – Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O processo de pesquisa segue com diversas atividades, entre elas, um vídeo recheado de histórias do livro de Kaká Werá, contadas pela Cia. Pé do Ouvido, e que será divulgado no Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos, no dia 30 de maio.
Fique por dentro do desenvolvimento desse projeto, acompanhando as redes sociais da companhia.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025