Autor de Os sertões faz aniversário
Postado em 20 DE janeiro DE 2015Militar, integrou o Exército Brasileiro e ingressou na Escola Superior de Guerra. Foi primeiro-tenente e bacharel em Matemáticas, Ciências Físicas e Naturais. Deixou a instituição em 1891 para lecionar na Escola Militar.
Como jornalista, recebeu convite do jornal O Estado de S. Paulo para escrever reportagens sobre a Guerra de Canudos como correspondente de guerra. A cobertura lhe rendeu material para o livro, que é divido em três partes: A terra, O homem e A luta.
Euclides se tornou internacionalmente famoso com a publicação de Os sertões, obra que apresenta a cronologia da Guerra de Canudos. Nela, o autor também analisa as características geológicas, botânicas, zoológicas e hidrográficas da região, a vida, os costumes e a religiosidade sertaneja.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, “passado um século de sua publicação original, esta obra-prima de Euclides da Cunha continua sendo o melhor e mais complexo retrato do agreste inóspito, de sua gente sofrida, da etnia complexa, das crenças e tradições nordestinas. Um brilhante painel do homem e da terra forma o pano de fundo para o autor e narra a campanha de Canudos, o mais sangrento conflito já ocorrido no Brasil.”
Confira a obra sobre Euclides da Cunha na BVL.

Os sertões
No livro, Euclides da Cunha descreve as batalhas entre os homens liderados por Antônio Conselheiro e o exército brasileiro. Com seu estilo jornalístico-épico, traça um retrato dos elementos que compõem a guerra de Canudos.

Os sertões: a luta (quadrinho)
Esta edição apresenta releitura de um dos momentos que consideram ter marcado a história do Brasil - a Guerra de Canudos -, mostrando a batalha das tropas brasileiras contra os seguidores de Antônio Conselheiro em formato de quadrinho.

Poesia reunida
O presente volume é resultado de pesquisas extensas e detalhadas com manuscritos inéditos e poemas publicados de Euclides, estes últimos dispersos em jornais e periódicos, alguns deles já impossíveis de acessar.

Perfil de Euclides e outros perfis
Gilberto Freyre
Esta obra traz textos sobre personagens da história e da literatura brasileiras, como Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos, D. Pedro II, Oliveira Lima, Manuel Bandeira, Nina Rodrigues e outros.

Canudos: santos e guerreiros em luta no sertão
Luiz Antônio Aguiar
A saga de Canudos e Antônio Conselheiro, com a formação de Monte Belo, onde o grupo se estabelece e a luta sangrenta que destruiu Canudos. O texto propõe uma reflexão sobre esse importante episódio da história do Brasil.

Euclidianos e conselheiristas: um quarteto de notáveis
Walnice Nogueira Galvão (organizadora)
A obra traz a transcrição da mesa-redonda formada na Editora Ática, em 1986, com a participação de Antônio Houaiss, Franklin de Oliveira, José Calasans e Oswaldo Galotti.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025