Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Atividades online de junho: confira as datas de inscrição

Postado em 17 DE maio DE 2021
[caption id="attachment_68786" align="aligncenter" width="5184"]Fábio Martinelli Casemiro. Foto: Arquivo pessoal. Fábio Martinelli Casemiro. Foto: Arquivo pessoal.[/caption]

O ano está "voando" e já estamos com atividades online programadas para junho. Confira as datas de inscrição e garanta a sua participação em nossas oficinas para aprofundar seus conhecimentos ou se divertir aprendendo algo novo! Inscreva-se em www.bvl.org.br/inscricao. E lembre-se: as vagas são limitadas.


Oficina Indianismos na Literatura Brasileira - Sábados, 5, 12, 19 e 26 de junho, das 10h às 13h. Com Fábio Martinelli Casemiro. Indicada para maiores de 15 anos, a atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Unifesp. Casemiro apresentará textos poéticos, literários, críticos e jornalísticos, sempre buscando, por meio dessa troca de experiências e leituras, trazer para o participante novas perspectivas e reflexões sobre as representações do indígena na literatura brasileira. Os conteúdos abordados funcionarão como estímulo à reflexão de um ensaio/texto crítico ao final da oficina. Casemiro é poeta, músico, doutor em Literatura pela UNICAMP e pós-doutorando em Teoria Literária pela UNIFESP. Publica seus poemas nos blogs Pamonha mecânica & Creme de papaya com haxixe Os Sons de modorra. Em 2015 publicou seu livro de poemas "Influenzza overdrive". Compartilha vídeo-leituras de poesia (e demais tópicas literárias e culturais em forma de vídeo) em seu canal Rádio palavra no YouTube. Inscrições a partir de 21 de maio. 


Oficina Poesia e Artes Visuais: Diálogos Criativos - Dias 15, 16 e 17 de junho, das 14h às 17h. Com Marco Catalão. Atividade em contrapartida ao ProAC e indicada para maiores de 16 anos. Os encontros visam estimular os participantes a escrever poemas criativos e singulares. O diálogo artístico com pinturas, gravuras, desenhos e esculturas será apresentado como possibilidades de criação poética, para além do diálogo com textos literários e com formas já conhecidas de poesia. Catalão é poeta, dramaturgo e ficcionista. Vive em Campinas (SP), onde cursou Letras e obteve os títulos de mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, e onde escreveu todos os seus principais livros: "No cravo e na ferradura" (Prêmio Internacional Literatura Para Todos), "Agro negócio" (Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia), "Sob a face neutra" (Bolsa Funarte de Criação Literária, Prêmio Ideal Clube de Literatura) e "As asas do albatroz" (Prêmio Rio de Literatura). Foi finalista da International Radio Playwriting Competition, realizada pela BBC World Service e pelo British Council, em 2011. Em 2018, recebeu o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, do Ministério da Cultura. Em 2019, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia do Ano, pelo trabalho em conjunto com Camila Bauer e Pedro Bertoldi em "Inimigos na casa de bonecas". Inscrições a partir de 28 de maio. 

[caption id="attachment_68750" align="aligncenter" width="2448"]Marco Catalão. Foto: Arquivo pessoal. Marco Catalão. Foto: Arquivo pessoal.[/caption]