Atividades com Ana Maria Gonçalves e Paulo Scott estão entre os destaques do mês da consciência negra na BSP
Postado em 30 DE outubro DE 2020
Bate-papo com Ana Maria Gonçalves, autora de “Um defeito de cor”, e curso sobre direito e literatura com Paulo Scott, de “Marrom e Amarelo”, estão entre os destaques de novembro na programação online e gratuita da Biblioteca de São Paulo (BSP). Durante o mês no qual é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, há várias outras atividades que também podem interessar os fãs de criação literária e artes visuais (confira em www.bsp.org.br). A BSP é equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras - eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.
Ana Maria Gonçalves é a convidada do programa Segundas Intenções Online do mês, marcado para o dia 9, às 19h. Mineira de Ibiá, ela trabalhou com publicidade e escreveu “Um defeito de cor”, ganhador do Prêmio Casa de las Américas (2007). Com livros publicados em Portugal, Itália e nos Estados Unidos, Ana Maria atualmente escreve também para teatro, cinema e televisão. A transmissão do bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, será feita ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BSPbiblioteca).
Já o Curso Direito e Literatura: a expressão dos Direitos Humanos na literatura brasileira contemporânea e sua leitura a partir da noção de testemunho será comandado pelo escritor Paulo Scott. A atividade online acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, das 10h às 12h, e é indicada para maiores de 16 anos. As inscrições devem ser feitas a partir de 9 de novembro em www.bsp.org.br/inscricao (vagas limitadas). O curso partirá da análise de trechos de narrativas de ficção produzidas por autoras e autores brasileiros contemporâneos e contará com teoria e prática, traçando relação interdisciplinar entre Direito e Literatura. O objetivo é que os participantes reflitam e criem seus próprios textos, partindo destas explanações e exemplos. Scott é autor de “Marrom e Amarelo”, no qual aborda, entre outras questões, o racismo a partir da ótica de um homem negro.
Programas permanentes como o Lê no Ninho, Hora do Conto, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais: confira nas páginas da biblioteca no Facebook e no Instagram. Importante lembrar que a BSP continua com atividades da programação cultural presenciais suspensas. Para conferir a programação completa, acesse: www.bsp.org.br/.
Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.
Segundas Intenções Online
Bate-papo com a escritora Ana Maria Gonçalves
Mediação de Manuel da Costa Pinto
Segunda-feira, dia 9, das 19h às 20h
Transmissão ao vivo na página da BSP no Facebook (@BSPbiblioteca)
Não é necessário fazer inscrição
Curso Direito e Literatura: a expressão dos Direitos Humanos na literatura brasileira contemporânea e sua leitura a partir da noção de testemunho
Com Paulo Scott
Dias 24, 25, 26 e 27, das 10h às 12h
Carga horária: 8 horas
Inscrições a partir de 9 de novembro em www.bsp.org.br/inscricao (vagas limitadas)
Indicado para maiores de 16 anos
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025