As bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos discutem livro de Mo Yan, vencedor de Nobel em 2012
Postado em 02 DE junho DE 2016De atmosfera exuberante, As rãs traz um pouco do realismo fantástico, e por isso, Mo Yan costuma ser comparado a Gabriel García Márquez. O lirismo, a inventividade da linguagem e a forma bem-humorada de tratar os cenários mais dramáticos, oscilando entre a poesia e o horror, o naïf e o escárnio, transformam esse relato de uma aldeia numa obra universal.
É importante falar que o título é dúbio. Se em chinês a palavra “wa”, que dá título ao romance, significa tanto “rã” como “bebê”. A história é sobre Corre Corre, aspirante a escritor que vê a tia como heroína e quer transformar sua vida em peça de teatro. Ela foi a primeira parteira da aldeia a estudar obstetrícia e a enxergar o ofício para além de métodos tradicionais. O pano de fundo da obra é a Revolução Cultural na China e a política de filho único daquele país.
Na BSP a atividade acontece na quarta-feira, 29 de junho. Já na BVL, o encontro é na sexta, 24. O horário é o mesmo, às 15 horas. Não é necessário inscrição.
As bibliotecas estaduais oferecem ainda outras atividades, envolvendo outros temas. Mais informações nos sites http://bsp.org.br e http://bvl.org.br.
AGENDA
CLUBE DE LEITURA - BSP
Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
- Quarta-feira, 29, das 15 às 17 horas.
As rãs, do escritor chinês Prêmio Nobel de Literatura 2012, Mo Yan.
Com equipe BSP.
CLUBE DE LEITURA – BVL
Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
As rãs, do escritor chinês Prêmio Nobel de Literatura 2012, Mo Yan.
- Sexta-feira, 24, das 15 às 17 horas.
Com equipe BVL.
Não é necessário inscrição.
Biblioteca de São Paulo (BSP)
A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br
Serviço:
Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630
Telefone: (11) 2089-0800
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.
Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.
Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br
Serviço:
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)
Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 3024-2500.
Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.