Aprenda técnicas de entrevista e redação de reportagem em oficina com João Varella
Postado em 18 DE janeiro DE 2021
Já pensou em vivenciar o jornalismo? Na Oficina Online Espalhafatos, você terá contato com técnicas de entrevista e redação de uma reportagem. Os encontros estão marcados para os dias 11 e 12 de fevereiro, das 14h às 17h e são indicados para quem tem entre 12 e 16 anos. O trabalho que resultará da atividade estará em edição do Espalhafatos, jornal destinado ao público infantojuvenil distribuído pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SisEB). Participe e aprenda a se expressar de maneira clara, criativa e atraente!
No primeiro dia, haverá uma apresentação da oficina e uma simulação de entrevista coletiva, além de um exercício para a elaboração da pauta jornalística. Os encontros terminam com a entrevista propriamente dita com um convidado e a redação de uma reportagem. João Varella é jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí. Escreveu os livros “Videogame, a Evolução da Arte”, “42 Haicais e 7 Ilustrações”, “A Agenda” e “Curitibocas: Diálogos Urbanos”. Produz reportagens para veículos como Folha de S.Paulo, UOL, Veja e O Globo, entre outros. Quer ver edições do jornal Espalhafatos? Confira, clicando aqui.
Oficina Online Espalhafatos. Com João Varella. Dias 11 e 12 de fevereiro, das 14h às 17h. Carga horária: 6 horas. Indicado para jovens entre 12 e 16 anos. Carga horária: 6 horas. Inscrições a partir de 22 de janeiro, às 10h. Para participar, clique aqui. Vagas limitadas.
Notícias
SP Leituras discute leitura digital e formação de leitores na Bienal do Livro
Postado em 11 DE setembro DE 2026
Viagem Literária reúne mais de 300 participantes na BVL
18ª edição tem como tema Mulheres da Literatura
Postado em 27 DE agosto DE 2026
Viagem Literária leva contação de histórias à Biblioteca de São Paulo
Educadora e contadora de histórias Camila Genaro participa de dois encontros com estudantes da rede pública na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE agosto DE 2026
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026

