Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Aprenda técnicas de entrevista e redação de reportagem em oficina com João Varella

Postado em 18 DE janeiro DE 2021

Já pensou em vivenciar o jornalismo? Na Oficina Online Espalhafatos, você terá contato com técnicas de entrevista e redação de uma reportagem. Os encontros estão marcados para os dias 11 e 12 de fevereiro, das 14h às 17h e são indicados para quem tem entre 12 e 16 anos. O trabalho que resultará da atividade estará em edição do Espalhafatos, jornal destinado ao público infantojuvenil distribuído pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SisEB). Participe e aprenda a se expressar de maneira clara, criativa e atraente!


No primeiro dia, haverá uma apresentação da oficina e uma simulação de entrevista coletiva, além de um exercício para a elaboração da pauta jornalística. Os encontros terminam com a entrevista propriamente dita com um convidado e a redação de uma reportagem. João Varella é jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí. Escreveu os livros “Videogame, a Evolução da Arte”, “42 Haicais e 7 Ilustrações”, “A Agenda” e “Curitibocas: Diálogos Urbanos”. Produz reportagens para veículos como Folha de S.Paulo, UOL, Veja e O Globo, entre outros. Quer ver edições do jornal Espalhafatos? Confira, clicando aqui.


Oficina Online Espalhafatos. Com João Varella. Dias 11 e 12 de fevereiro, das 14h às 17h. Carga horária: 6 horas. Indicado para jovens entre 12 e 16 anos.  Carga horária: 6 horas. Inscrições a partir de 22 de janeiro, às 10h. Para participar, clique aqui. Vagas limitadas.