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Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

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Aprenda a escrever roteiros para jogos digitais com Thiago Baptista

Postado em 31 DE agosto DE 2020
[caption id="attachment_61350" align="aligncenter" width="702"]Foto: Freepik Aprenda a escrever roteiros para jogos. Foto: Freepik[/caption]

Escrever histórias para jogos é diferente de escrever para o cinema ou para a literatura. Na oficina online Prática Narrativa e Roteiro para Jogos Digitais, que acontece entre 15 e 14 de setembro, Thiago Baptista apresenta, de forma teórica e prática, tópicos como a escrita do "roteiro", narrativas ramificadas, construção de mundo e de personagens etc. Para se inscrever, acesse www.bsp.org.br/inscricao - vagas limitadas.

Thiago Baptista é um fazedor de jogos e um contador de histórias. Atualmente, trabalha como diretor de narrativa do jogo "Deathbound" e foi designer de narrativa assistente no jogo "Sword Legacy: Omen". É pós-graduando em roteiro para cinema, TV e multimídia na Universidade Veiga de Almeida. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e é graduado em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet.

As aulas serão guiada por slides, com apresentação de vídeos e materiais complementares; haverá exercícios e atividades práticas, a serem realizadas pelos alunos.

Dia 15 de setembro - Aula 1:

- Introdução à narrativa em jogos

- O que significa "roteiro"? Existe "roteiro" para jogos?

- Roteiro de cinema x aventura de RPG

- Definição de narrativa; narrativa dramatúrgica; narrativa embutida x narrativa emergente

- Definições teóricas: definição de jogos, jogos de emergência, jogos de progressão, modelo MDA

- Design de Narrativa: definições, ferramentas e prática

- Documentação: o "roteiro" tradicional, planilhas, textos em prosa

Dia 17 de setembro - Aula 2:

- Introdução à contação tradicional de histórias

- Os três grandes gêneros: lírico, épico e dramático

- O conflito: ponto central do drama

- Conflito: protagonistas, antagonistas

- Estrutura: a tradição dos três atos

- O personagem: as três dimensões segundo Lajos Egri

- Personagem e estrutura: os três tipos de arco, segundo K. M. Weiland

Dia 22 de setembro - Aula 3:

- Introdução à ferramenta Twine: comandos, variáveis, condições

- Linguagem Harlowe: comandos, variáveis, condições

- Introdução às narrativas ramificadas: tipos, topologias

- Gradiente de interatividade nas narrativas

- Topologias de narrativas ramificadas

- A trama em um jogo e a narrativa ramificada

- Árvores de diálogo

- Exercício de narrativa ramificada com Twine

Dia 24 de setembro - Aula 4:

- Introdução ao Design de Narrativa: ofício, papéis e ferramentas

- As grandes questões do Design de Narrativa: agência do jogador, ilusão da liberdade

- Ferramentas narrativas: gameplay, construção de mundo, fluxo de fases, cenas de corte etc.

- Construção de mundos: mitopéia, geografia, política

- Personagens em jogos: avatares, NPCs, protagonista silencioso

- Planejamento e projeto de narrativa em jogos

- Exercício de planejamento de narrativa para um jogo

Oficina Online Prática Narrativa e Roteiro para Jogos Digitais. Com Thiago Baptista. Dias 15, 17, 22 e 24 de setembro, das 15h às 18h. Carga horária: 12 horas. Indicado para maiores de 13 anos. Inscrições a partir do dia 31 de agosto, às 15h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.