Aprenda a construir um jogo de estratégia com o Pintando o 7
Postado em 29 DE abril DE 2020
Você vai precisar de:
- 1 folha de E.V.A. (pode substituir por papelão, folha sulfite e até tecido);
- caneta;
- régua;
- tesoura;
- sobras de E.V.A., tampinhas de garrafa ou massa de modelar.
Fazendo o tabuleiro
Passo 1
Desenhe um quadrado (esse tem 30X30cm, mas pode fazer o tamanho que preferir), depois divida-o ao meio formando quatro deles.

Passo 2
Agora, vamos dividir novamente os quatro quadrados ao meio, resultando em 16 quadradinhos.

O tabuleiro vai ganhando forma com esse traço na vertical que vai unir as pontas dos quadrados, formando um X. Confira na imagem:

Seguindo a linha central do quadrado, risque uma outra na área branca e faça um triângulo como o da imagem.

Passo 5
O tabuleiro ficou pronto! Agora vamos construir as peças. Pegue o E.V.A, a massa de modelar, as tampinhas de garrafa ou até mesmo uma folha sulfite e recorte 15 pequenos círculos (que podem ser do tamanho de tampinhas de garrafa - você pode usá-las como modelo). Importante lembrar que será preciso ter duas cores diferentes. Uma peça será a onça e ela deve ter uma cor diferente das outras 14, que serão os cachorros.

E o jogo ficou pronto!

Agora, preste atenção nas regras:
Uma peça representa a onça e considere como cachorros as outras 14 (iguais). Deve-se decidir quem jogará com a onça e quem ficará com os cachorros. A onça tem como objetivo capturar as cachorros e isso acontece como no jogo de damas: é preciso "comer" as peças, passando por cima delas e ocupando a casa seguinte. Os cachorros têm o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Jogando com a onça
- A onça (peça verde) tem o propósito de comer os cachorros que são as 14 peças vermelhas, no exemplo dado.
- A onça movimenta-se como as peças do jogo de damas, "comendo" as outras e ocupando a casa seguinte.
- Se a onça "comer" seis cachorros, ela vence.

Jogando com os cachorros
- Os cachorros compõem a maior quantidade de peças (14 vermelhas).
- O propósito é encurralar a onça (peça verde), lembrando que a onça pode "comer" os cachorros como no jogo de damas.
- Tome cuidado! Se o cachorro ficar encurralado, a onça vence.

Gostou da brincadeira? Confira aqui algumas dicas para vencer!
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025