Aniversário do autor de Moby Dick
Postado em 02 DE agosto DE 2013
Nesta quinta-feira, 1º de agosto, comemorou-se o aniversário do escritor norte-americano Herman Melville, autor da obra Moby Dick, entre outras.
Melville nasceu em Nova York, em 1819, em uma família de origens inglesa e holandesa. Em 1839, embarcou como camareiro em um navio que zarpava para Liverpool. A viagem o ensinou a ter amor pelo mar. Outra viagem – desta vez iniciada em 1841, com duração de 18 meses –, em um baleeiro pelos mares do sul, também forneceria muito da matéria-prima utilizada posteriormente pelo escritor na sua obra, em especial na sua obra-prima, o romance Moby Dick.
Após a publicação desta obra, em 1851, a popularidade de Melville diminuiu à medida em que optou por tratar de temas mais complexos e elaborados. Os leitores passaram a achar seus textos desinteressantes, pois esperavam simples relatos de aventuras.
Em novembro de 1853 publicou o primeiro encarte de Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street, considerado hoje um dos melhores contos da obra melvilliana. Nas histórias do período que vai de 1853 a 1856, nota-se uma forte preocupação autobiográfica decorrente do esquecimento por parte do público e do desgoverno da carreira literária de Melville.
No período de 1856 a 1885, Melville abandonou a escrita em prosa (assim como abandonara a ideia de uma carreira bem-sucedida de escritor), dedicando-se apenas a versos, incluindo poemas sobre busca religiosa. Morreu em Nova York, em 1891, deixando alguns manuscritos incompletos.
Somente a partir das primeiras décadas do século XX é que a obra de Melville seria retomada, renovando o prestígio do autor. Como toda a sua literatura é perpassada pela busca da perfeição do homem e pela constante luta entre o Bem e o Mal, a crítica da segunda metade do século XX viu em Melville um precursor do existencialismo.
A BSP possui em seu acervo alguns títulos de Herman Melville, veja:

Moby Dick
O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville explora diversos gêneros literários para compor sua história, da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.

Em 'Bartleby, o escrivão', Herman Melville traça uma irônica e literária análise da natureza humana. O personagem título é um jovem amanuense judicial que, cansado do trabalho burocrático, decide adotar o 'não' como lema e o 'nada' como estilo de vida. Publicado originalmente de forma anônima numa revista em 1853, 'Bartleby, o escrivão' é mais um livro da coleção Sabor Literário, que apresenta textos inéditos ou pouco conhecidos de grandes escritores.

Hawthorne e seus musgos
Através de uma análise da obra, The Mosses from an Old Manse [Os musgos de um velho presbitério], Melville expõe, neste livro, suas ideias a respeito da literatura, defendendo uma literatura americana autônoma e original, livre de sua dependência da tradição inglesa.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025