Aniversário de Simone de Beauvoir
Postado em 09 DE janeiro DE 2014

O Google homenageia com um doodle a escritora francesa Simone de Beauvoir, que completaria 106 anos nesta quinta-feira, 9 de janeiro. A página inicial do Google mostra um desenho da escritora com a imagem do Le Café de Flore, local que frequentou.
Simone nasceu em Paris, em 1908, e formou-se em filosofia, em 1929, com uma tese sobre Leibniz. Foi nessa época que conheceu o filósofo Jean-Paul Sartre, seu futuro marido.
Em 1945, ela fundou, com Sartre, o combativo periódico Les Temps Modernes, revista política, literária e filosófica publicada no período pós-guerra.
Escritora e feminista, Simone de Beauvoir também fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teria enorme influência na cultura europeia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.
Em 1949, publicou O segundo sexo, pioneiro manifesto do feminismo, no qual propôs novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens. Os mandarins é de 1954; nesse mesmo ano, Beauvoir ganha o prêmio Goncourt.
Ela e Sartre visitaram o Brasil entre agosto e novembro de 1960; foram também a Cuba e foram recebidos por Fidel Castro e Che Guevara. Sempre tiveram marcada atuação política, manifestando-se contra o governo francês por suas intervenções na Indochina e na Argélia; contra a perseguição dos judeus durante a Segunda Guerra; e contra a invasão americana do Vietnã.
Simone de Beauvoir morreu em Paris, em 14 de abril de 1986. Entre seus muitos livros, vale ressaltar O sangue dos outros (1945), Uma morte muito suave (1964) e A cerimônia do adeus (memórias da vida com Sartre, 1981).
Saiba o que você encontra na BSP desta escritora:

Os mandarins - 1954
Prêmio Goncourt de 1954, este livro assinala na carreira de Simone de Beauvoir seu definitivo engajamento político e literário. Romance existencialista, 'Os mandarins' descreve a atmosfera febril da França entre 1944 e 1948; as repercussões da guerra, a agitação intelectual, a corrupção moral, os dilemas e dúvidas da esquerda e, sobretudo, "o chão coberto de ilusões desmoronadas".

O sangue dos outros - 1945 (disponível em Braille)
Segundo romance de Simone de Beauvoir, 'O sangue dos outros' narra o conflito de um membro da Resistência que se vê forçado a optar entre o engajamento social e o dever pessoal. Seguindo o pensamento existencialista, a autora procura analisar 'a maldição original que constitui, para cada indivíduo, sua coexistência com todos os outros'.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025