Aniversário de João Ubaldo
Postado em 23 DE janeiro DE 2015

Nesta sexta-feira, 23 de janeiro, o escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro completaria 74 anos. Morto no ano passado, ele foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Escreveu os romances Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, O sorriso do lagarto e A casa dos budas ditosos.
Baiano de nascimento, mudou ainda bebê para Aracaju, em Sergipe. Voltou a morar em Salvador, onde terminou a educação formal, passou a estudar Direito e tentou uma vaga para trabalhar no Exército.
A educação militar acabou não dando certo e ele resolveu fazer pós-graduação em Administração Pública. Em 1964, iniciou o mestrado em Ciência Política nos Estados Unidos.
Um pouco antes, em 1957, estreou no jornalismo, onde trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.
Ao longo da vida, colaborou para publicações como O Globo, A Tarde, Estado de S. Paulo, Die Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal) e Jornal de Letras (Portugal).
O autor também foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador.
Em 1963, escreveu seu primeiro romance, Setembro não faz sentido.
O sucesso viria em 1971, quando publicou Sargento Getúlio, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, na categoria "Revelação de Autor".
Em 1984, editou Viva o povo brasileiro e, novamente, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria "Romance".
Em 1989, lançou O sorriso do lagarto, outro sucesso de público e crítica. A obra foi adaptada para televisão pela Rede Globo.
João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Na ABL, foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.
Confira os livros de João Ubaldo na BVL E BSP:

O sorriso do lagarto
Em um livro de personagens complexos, o autor procura abordar temas como a ambição humana, o amor e as ameaças do mundo moderno.

Sargento Getúlio: romance
Ambientado no Nordeste dos anos 50, narra a história de Getúlio Santos Bezerra, homem de confiança de um poderoso coronel de Sergipe, que precisa levar um preso político de Paulo Afonso até Aracaju.

Viva o povo brasileiro
Obra que confirmou definitivamente o lugar de João Ubaldo Ribeiro entre os maiores escritores de língua portuguesa.

O rei da noite
O escritor procura extrair o universo hiperbólico da boemia, os contrastes entre passado e presente, tradição e novidade. Tendo como pano de fundo lugares de forte ligação afetiva, como o já lendário boteco do Leblon e a também Itaparica.

O albatroz azul
Vida, morte e renovação são os temas que se apresentam como o eixo em torno do qual se desenrola a trama deste romance. O albatroz azul traz a história de um homem muito velho que busca apreender algum sentido na vida.

A casa dos budas ditosos
O livro traz a história de CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver com todo o prazer e sem respingos de culpa as infinitas possibilidades do sexo.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025