Aniversário de García Márquez
Postado em 06 DE março DE 2014

Nesta quinta-feira, 6 de março, o escritor colombiano Gabriel García Márquez completa 87 anos. Nascido no ano de 1927, em Aracataca, Colômbia, Gabo, como é conhecido, é considerado um dos autores mais importantes do século XX.
Ganhador de um Nobel de Literatura, em 1982, pelo conjunto da obra, García Márquez foi muito influenciado pelas histórias contadas pelos avós maternos e pelos livros a que teve acesso desde criança, como A metamorfose, de Franz Kafka.
Em 1947, mudou-se para Bogotá para estudar Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas abandonou a graduação antes do término. Em 1948 foi para Cartagena das Índias, também na Colômbia, e começou seu trabalho como jornalista para o jornal El Universal. Em 1954, passou a trabalhar no El Espectador como repórter e crítico.
Em 1958, foi para Europa e, em 1961, para Nova York, sempre como correspondente internacional. Porém, suas críticas a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro o fizeram ser perseguido pela CIA. Mudou-se então para o México.
Em 1994, fundou, junto de seu irmão Jaime Abello, a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano.
García Márques escreveu obras de ficção e não-ficção, tais como Crônica de uma morte anunciada e O amor nos tempos do cólera. Em 1967, publicou Cem Anos de Solidão, livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração. Este livro foi considerado um marco da literatura latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado "realismo fantástico".
Em abril de 2009, anunciou sua aposentadoria e que não pretendia mais escrever livros. Em 2012, seu irmão informou que Gabo havia sido diagnosticado como portador de demência senil e que não poderia mesmo voltar a escrever.
Veja o que você encontra na BSP de Gabriel García Márquez:

O amor nos tempos do cólera
Record
Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de 'O amor nos tempos do cólera', que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.

Cem anos de solidão
Record
Em Cem anos de solidão, Gabriel García Márquez narra a história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca conhecida.

Viver para contar
Record
Autobiografia do autor de Cem anos de solidão. García Márquez narra sua vida na melhor tradição de seus emocionantes e perenes romances. Neste primeiro volume da autobiografia do Prêmio Nobel de Literatura, o leitor acompanhará as origens do realismo fantástico e da Colômbia, que ressurge na obra de García Márquez em uma narrativa comovente sobre o início de sua carreira.

Memória de minhas putas tristes
Record
No ano em que completa 90 anos, o autor-narrador destas memórias decide se presentear com uma noite de amor com uma adolescente virgem. E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez apresenta a história do velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que ainda está vivo. Memória de minhas putas tristes desfia as lembranças de vida desse solitário personagem. Apresenta ao leitor as aventuras sexuais deste senhor, que vai viver cerca de cem anos de solidão embotado e embrutecido, escrevendo crônicas e resenhas maçantes para um jornal provinciano, dando aulas de gramática para alunos tão sem horizontes quanto ele, e, acima de tudo, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025