Aniversário de Gabriel García Márquez
Postado em 06 DE março DE 2014Nesta quinta-feira, 6 de março, o escritor colombiano Gabriel García Márquez completa 87 anos. Nascido no ano de 1927, em Aracataca, Colômbia, Gabo, como é conhecido, é considerado um dos autores mais importantes do século XX.
Ganhador de um Nobel de Literatura, em 1982, pelo conjunto da obra, García Márquez foi muito influenciado pelas histórias contadas pelos avós maternos e pelos livros a que teve acesso desde criança, como A metamorfose, de Franz Kafka.
Em 1947, mudou-se para Bogotá para estudar Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas abandonou a graduação antes do término. Em 1948 foi para Cartagena das Índias, também na Colômbia, e começou seu trabalho como jornalista para o jornal El Universal. Em 1954, passou a trabalhar no El Espectador como repórter e crítico.
Em 1958, foi para Europa e, em 1961, para Nova York, sempre como correspondente internacional. Porém, suas críticas a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro o fizeram ser perseguido pela CIA. Mudou-se então para o México.
Em 1994, fundou, junto de seu irmão Jaime Abello, a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano.
García Márques escreveu obras de ficção e não-ficção, tais como Crônica de uma morte anunciada e O amor nos tempos do cólera. Em 1967, publicou Cem Anos de Solidão, livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração. Este livro foi considerado um marco da literatura latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado “realismo fantástico”.
Em abril de 2009, anunciou sua aposentadoria e que não pretendia mais escrever livros. Em 2012, seu irmão informou que Gabo havia sido diagnosticado como portador de demência senil e que não poderia mesmo voltar a escrever.