Aniversário de Bram Stoker
Postado em 08 DE novembro DE 2013
Em 8 de novembro de 1847, há 166 anos, nascia o romancista, poeta e contista irlandês Bram Stoker, conhecido mundialmente por ter escrito a obra Drácula – lançada em 1897 e considerada um dos mais horripilantes sobre o tema dos vampiros.
Entre seus trabalhos, Stoker atuou como jornalista, diretor de peças teatrais e foi funcionário público. Apesar da graduação em matemática, começou a escrever histórias e, com o tempo, essa acabou se tornando sua principal atividade.
Para escrever Drácula, Stoker baseou-se em Vlad, o empalador. Conseguiu escrever assim um romance sombrio que já perpassou gerações e gerações de leitores. O sucesso do livro foi imenso, resultando em adaptações para outros tipos de mídia como cinema, séries televisivas e histórias em quadrinhos.
Após o sucesso de Dracula, Stoker seguiu com sua carreira na literatura publicando Miss Betty, lançado em 1898; Os sete dedos da morte e The man, respectivamente em 1903 e 1904. Porém, mesmo com o nome que trazia de seu primeiro sucesso, estas obras foram consideradas mais fracas do que Drácula.
Em 1905 ele tem um derrame cerebral e contrai um mal que afeta o funcionamento dos rins, a doença de Bright. Mesmo assim, consegue a publicação de Personal Reminiscences of Henry Irving no ano de 1906. A obra era uma homenagem a Henry Irving, seu sócio e amigo de longa data. Em 1909 publica O caixão da mulher-vampiro. Seu último romance publicado foi O monstro branco, de 1911.
Na BSP você encontra as seguintes obras:

Drácula
O jovem advogado inglês Jonathan Harker é enviado por seu patrão à Transilvânia, no leste da Europa, para atender um misterioso cliente. Ao chegar, descobre que seu anfitrião é, na realidade, um poderoso vampiro - o conde Drácula - que pretende conquistar o mundo transferindo-se para a Inglaterra, onde será combatido por um grupo de corajosos cavalheiros.

Contos clássicos de vampiro
Bram Stoker e outros
(Editora Hedra)
Contos clássicos de vampiro reúne os primeiros textos de ficção tendo o vampiro como personagem literária. Presente em diversas culturas ao longo da história, essa 'criatura da noite' reflete as angústias e temores de sua época, mas foi o caldeirão cultural, étnico e religioso do leste europeu que moldou a figura clássica do vampiro como um cadáver que retorna para se alimentar do sangue dos vivos. A partir do século XVIII, as diversas narrativas que circulavam na Sérvia e na Hungria chamaram a atenção de artistas e do público dos grandes centros, levando o vampiro para uma nova região que ele logo dominaria - a literatura. Esta coletânea abrange um período de cem anos de histórias de vampiros, desde o fragmento de Byron, passando pelo capítulo inicial de Drácula, suprimido por Bram Stoker, até 'A tumba de Sarah', de F.G. Loring. O leitor conta nesta edição com as obras seminais no campo da ficção, além de um apêndice com algumas produções literárias sobre o tema, como o fragmento do grego Filóstrato, e os poemas de Ossenfelder, Bürger, Goethe e Coleridge.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025