Aniversário de Bram Stoker
Postado em 08 DE novembro DE 2013
Em 8 de novembro de 1847, há 166 anos, nascia o romancista, poeta e contista irlandês Bram Stoker, conhecido mundialmente por ter escrito a obra Drácula – lançada em 1897 e considerada um dos mais horripilantes sobre o tema dos vampiros.
Entre seus trabalhos, Stoker atuou como jornalista, diretor de peças teatrais e foi funcionário público. Apesar da graduação em matemática, começou a escrever histórias e, com o tempo, essa acabou se tornando sua principal atividade.
Para escrever Drácula, Stoker baseou-se em Vlad, o empalador. Conseguiu escrever assim um romance sombrio que já perpassou gerações e gerações de leitores. O sucesso do livro foi imenso, resultando em adaptações para outros tipos de mídia como cinema, séries televisivas e histórias em quadrinhos.
Após o sucesso de Dracula, Stoker seguiu com sua carreira na literatura publicando Miss Betty, lançado em 1898; Os sete dedos da morte e The man, respectivamente em 1903 e 1904. Porém, mesmo com o nome que trazia de seu primeiro sucesso, estas obras foram consideradas mais fracas do que Drácula.
Em 1905 ele tem um derrame cerebral e contrai um mal que afeta o funcionamento dos rins, a doença de Bright. Mesmo assim, consegue a publicação de Personal Reminiscences of Henry Irving no ano de 1906. A obra era uma homenagem a Henry Irving, seu sócio e amigo de longa data. Em 1909 publica O caixão da mulher-vampiro. Seu último romance publicado foi O monstro branco, de 1911.
Na BSP você encontra as seguintes obras:

Drácula
O jovem advogado inglês Jonathan Harker é enviado por seu patrão à Transilvânia, no leste da Europa, para atender um misterioso cliente. Ao chegar, descobre que seu anfitrião é, na realidade, um poderoso vampiro - o conde Drácula - que pretende conquistar o mundo transferindo-se para a Inglaterra, onde será combatido por um grupo de corajosos cavalheiros.

Contos clássicos de vampiro
Bram Stoker e outros
(Editora Hedra)
Contos clássicos de vampiro reúne os primeiros textos de ficção tendo o vampiro como personagem literária. Presente em diversas culturas ao longo da história, essa 'criatura da noite' reflete as angústias e temores de sua época, mas foi o caldeirão cultural, étnico e religioso do leste europeu que moldou a figura clássica do vampiro como um cadáver que retorna para se alimentar do sangue dos vivos. A partir do século XVIII, as diversas narrativas que circulavam na Sérvia e na Hungria chamaram a atenção de artistas e do público dos grandes centros, levando o vampiro para uma nova região que ele logo dominaria - a literatura. Esta coletânea abrange um período de cem anos de histórias de vampiros, desde o fragmento de Byron, passando pelo capítulo inicial de Drácula, suprimido por Bram Stoker, até 'A tumba de Sarah', de F.G. Loring. O leitor conta nesta edição com as obras seminais no campo da ficção, além de um apêndice com algumas produções literárias sobre o tema, como o fragmento do grego Filóstrato, e os poemas de Ossenfelder, Bürger, Goethe e Coleridge.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025