Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Angélica Freitas é a convidada do Segundas Intenções, em abril

Postado em 12 DE abril DE 2021
Angélica Freitas é poeta e autora dos livros Canções de atormentar, Um útero é do tamanho de um punho, pelo qual recebeu o prêmio APCA de poesia em 2012, e Rilke Shake. Produziu, ainda, a graphic novel Guadalupe, em colaboração com o artista visual Odyr. Sua obra já foi publicada na Alemanha, Espanha, Argentina, Estados Unidos e Portugal.

Gaúcha, nascida na cidade de Pelotas, em 1973, antes de embarcar no mundo da literatura, viveu do jornalismo. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhou na capital paulista onde foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Informática Hoje até que a sua carreira enveredou por outros rumos. As palavras objetivas e precisas da linguagem jornalística foram substituídas pelo universo simbólico e metafórico da poesia.

[caption id="attachment_68184" align="aligncenter" width="702"]Angélica_Freitas_crédito_Bianca_de_Sá Angélica Freitas atuou no jornalismo antes de seguir carreira na literatura. Foto: Bianca de Sá.[/caption]

A partir de 2006, Angélica deixou São Paulo e desde então experimentou temporadas e residências artísticas na Holanda, Bolívia e Argentina. Atualmente, a escritora vive em Berlim, onde participa do programa DAAD Artists-in-Berlin.

Seus poemas já foram publicados em revistas como Inimigo Rumor (Rio de Janeiro), Diário de Poesia (Buenos Aires/Rosário, Argentina) e Hilda (Berlim, Alemanha), entre outras. A escritora atuou como coeditora, com os poetas Fabiano Calixto, Marília Garcia e Ricardo Domeneck, da revista de poesia Modo de Usar & Co., para a qual traduziu poetisas hispano-americanas.

Para conhecer mais sobre sua trajetória e sobre como se deu a transição do jornalismo para a literatura, participe do bate-papo com a escritora, que será transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (BVLbibioteca). A mediação será feita pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição.




Segundas Intenções Online, com Angélica Freitas. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Segunda-feira, 26 de abril, das 19h às 20h00. Transmissão ao vivo na página da biblioteca no Facebook (BVLbibioteca). Não é necessário fazer inscrição.