André Dahmer desmistifica a visão romantizada do fazer artístico em oficina
Postado em 25 DE setembro DE 2020
Dahmer, que é pintor, poeta e cartunista, incentivou os participantes a experimentar, produzindo arte da forma mais natural possível, "destravando" o processo fluido de criatividade. Como um dos gatilhos sugeridos, ele deixou para a segunda aula uma experiência tanto particular quanto coletiva em torno de um dos quadros mais icônicos de todos os tempos: a Monalisa, de Leonardo Da Vinci.
Com quadrinhos nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo, além de 11 livros publicados (ganhou quatro vezes o prêmio HQMIX de quadrinhos e um Jabuti), Dahmer também compartilhou um pouco do seu processo criativo, mas deixou claro que cada um tem o seu e que ninguém deve se deixar "engessar" pelos rigores de técnicas.
"O fazer artístico é inato do ser humano", acredita. Citando exemplos dos períodos Paleolítico e Neolítico, Dahmer fez referências ao desenhos rupestres nas paredes das cavernas, lembrando que trata-se de representação anterior à escrita. O artista também tratou dos egípcios e da contribuição feita por eles para o avanço da arte, além dos romanos, traçando paralelos e fazendo saltos na História, para destacar elementos importantes do tema.
Os legados de Claude Monet, Édouard Manet, Paul Cézanne, Van Gogh, Jackson Pollock, Bansky e do movimento Bauhaus foram algumas das referências citadas por Dahmer durante os encontros. Perdeu a oficina? Fique por dentro de nossa programação online e descubra quais temas você também pode explorar em nossas atividades, clicando aqui.
Notícias
SP Leituras discute leitura digital e formação de leitores na Bienal do Livro
Postado em 11 DE setembro DE 2026
Viagem Literária reúne mais de 300 participantes na BVL
18ª edição tem como tema Mulheres da Literatura
Postado em 27 DE agosto DE 2026
Viagem Literária leva contação de histórias à Biblioteca de São Paulo
Educadora e contadora de histórias Camila Genaro participa de dois encontros com estudantes da rede pública na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE agosto DE 2026
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026

