Alguns recordes literários
Postado em 17 DE outubro DE 2013Confira alguns recordes literários que mostram casos curiosos da literatura.
AUTORES
A mais traduzida: de acordo com dados da Unesco, a autora mais traduzida é Agatha Christie, com aproximadamente sete mil versões de sua coletânea entre romances, contos e peças teatrais.
Maior número de traduções autografadas simultaneamente: a matéria só ocupa um lugar no espaço? Não para Paulo Coelho. Na Feira do Livro de Frankfurt de 2003, ele autografou 53 edições de O alquimista de uma só vez!
O vendedor de best-seller mais jovem: Christopher Paolini, nascido em 1984, publicou, aos 15 anos, Ciclo da herança e já atingiu nada mais cerca de 20 milhões de exemplares vendidos.
A autora mais velha a ser publicada: “Nunca é tarde para começar”. Bertha Wood levou essa frase a sério. Aos 90 anos a inglesa começou a escrever suas memórias e no seu 100º aniversário, em 20 de junho de 2005, foi publicada. O título é: Ar fresco e diversão: a história de uma colônia de férias em Blackpool.
Escritor prolífico: o brasileiro Ryoki Inoue parece não ter bloqueios criativos e consegue escrever um romance inteiro em menos de seis horas. Gosta de falar sobre crimes, conspirações e aventuras do faroeste e com isso forma uma coleção básica de 1.100 obras publicadas.
LIVROS
O maior livro do mundo: outro recorde do Brasil. Deve-se a uma versão de O pequeno príncipe lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2007. São aproximadamente dois metros de altura por três de largura e 128 páginas.
O menor livro já publicado: a nanotecnologia decidiu integrar as ciências humanas e cientistas canadenses produziram Teeny Ted from Turnip Town em um pedaço de silicone cristalino puro. Para ler é necessário um microscópio.
O mais grosso livro: publicado devido a um concurso literário ocorrido na Alemanha, o Das buch des dickste universum reúne textos de crianças. O livro mede quatro metros, tem 50.560 páginas e pesa 220 quilos. O preço? Apenas 9.999 euros!
O maior título: o indiano Screenathachary Vangeepuram provavelmente nunca se importou com títulos que chamassem a atenção de maneira rápida, por isso, para seu livro sobre a origem e etimologia da língua inglesa, optou por utilizar um pequeno título que continha somente 1.086 palavras.
O mais antigo romance: estima-se que a obra tenha sido escrita no primeiro século d.C. e pode ser encontrada no formato de papiro. Chaireas&Callirhoe, de Chariton, é um romance que se passa em Siracusa (Grécia) e conta as aventuras de uma noiva que é sequestrada por piratas.
A obra mais cara: o autor é Leonardo da Vinci e o comprador foi Bill Gates, em 1994. Codex Leicester traz ilustrações e anotações científicas originais do autor. Só existe um exemplar que foi vendido por US$30,8 milhões. Já o livro mais caro vendido em leilão é o Birds of America, arrematado por 7,3 milhões de euros e cujo conteúdo é formado por ilustrações em tamanho real de 435 aves.
O mais vendido: alguns afirmam também ser o mais lido, mas a Bíblia é um verdadeiro best seller e, só nos últimos 50 anos, foram vendidas 3,9 milhões de cópias.
PERSONAGENS
Primeiro personagem a entrar num obituário de jornal: claro que seria da autora mais traduzida. O New York Times publicou a matéria em 1975, com direito à primeira página, da morte do personagem Hercule Poirot, pois naquele mês estava sendo lançado o romance Cai o pano, que narrava a morte do detetive.
O que mais apareceu na TV: Sherlock Holmes ganha esse posto com 254 aparições e o fato de já ter sido interpretado por 75 atores diferentes.
O mais famoso do cinema: é um vampiro, que não é um dos Cullen, da saga Crepúsculo, mas o grande Conde Drácula, criado por Bram Stoker.
Fonte: Literatortura