2 milhões de visitantes na BSP
Postado em 17 DE junho DE 2016Vasconcelos é um potiguar de Natal e está radicado em São Paulo faz 46 anos. Atualmente mora na Barra Funda, adora ler livros e usar os computadores da BSP. Gosta tanto que também é sócio da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), outro equipamento do governo estadual. “Meu pai sempre disse que a educação é a base de tudo. Para mim, a carteirinha da biblioteca é quase como um diploma”, afirma o mecânico que concluiu o ensino médio, quer fazer o Enem, sonha em cursar direito ou engenharia da computação e é fã de livros de história.
Descobriu a BSP por conta do acesso gratuito de internet que a instituição oferece. Mas garante ser um grande leitor. Nesta quinta-feira, chegou na BSP com um tablet na mão e foi abordado pela equipe da biblioteca afirmando que ele era o visitante número 2 milhões. Ficou emocionado e, num primeiro momento, não acreditou naquela singela homenagem que também contou com uma apresentação musical da canção Desde que o samba é samba, de Caetano Veloso. “Meu coração acelerou. Achei que isso não era para mim. Mas fico muito feliz de isso ter acontecido”, disse agradecido.
NÚMEROS SIGNIFICATIVOS
Em seis anos, a BSP também reúne outros números significativos. Até maio, foram realizados 452 mil empréstimos e hoje são 32 mil sócios cadastrados com a carteirinha. O acervo atual é de 40 mil itens, entre livros, jogos, revistas, DVDs e jornais. O acervo digital conta com clássicos da literatura adulta e infantil, além da obra completa de Machado de Assis. Desde 2011 foram adquiridos mais 16 mil títulos.
A programação cultural também é outro destaque. A partir de 2012 foram realizados cerca de 3.200 eventos com mais de 96 mil participantes. Somente no ano passado foram promovidas 920 atividades, seja um bate-papo com escritor, oficinas e cursos em diversas áreas ou mesmo brincadeiras e jogos, proporcionando assim informação, lazer e entretenimento para todos os públicos.
“Quem, em fevereiro de 2010, poderia imaginar que uma biblioteca pública na zona norte da cidade seria capaz de gerar 27 mil visitas por mês? E ainda mais uma biblioteca essencialmente voltada à formação de novos leitores? Esta marca é uma construção. É fruto de uma concepção ousada e do trabalho bem feito por todos e cada um da equipe: funcionários, conselheiros, parceiros e governo. Exprime como a cidade de São Paulo e as comunidades que a cercam apreciam e respondem por este trabalho”, disse Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão do espaço.
Confira fotos no blog da BSP.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025