Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

150 escritoras

Postado em 24 DE maio DE 2017
PicMonkey-Collage

Temos muito mais que 150 mulheres escrevendo no Brasil, hoje, mas o site SP Review listou alguns nomes que, além de escrever poesia, ficção, não-ficção, ocupam-se em divulgar a literatura de língua portuguesa, preocupam-se com a formação de leitores e querem também ensinar, criticar, conscientizar. Em um país em que o maior público consumidor de livros é constituído por mulheres, nada mais justo do que mapear algumas das mais atuantes e interessantes escritoras da atualidade. Leiam mulheres!

 

Katia Gerlach – Mora em Nova York, onde, ao lado de Javier Molea, dirige o coletivo de artistas Aparecida Ibarrosa, que promove a obra de escritores latinos nos Estados Unidos.

Marília Garcia – É poeta, tradutora e editora. Publicou os livros 20 poemas para o seu walkman (São Paulo: Cosac Naify, 2007/ Bahía Blanca, Argentina: Vox Editorial, 2013), Engano geográfico (Rio de Janeiro: 7letras, 2012, entre outros.

Laura Erber – É escritora, artista visual e professora. Transita entre diversas linguagens artísticas. É autora do filme Diário do sertão (2003), sobre a obra de Guimarães Rosa.

Dora Ribeiro – Estreou na poesia em 1984 com Ladrilhos de Palavras. Viveu mais de 20 anos em Portugal, mudando-se depois para a China, numa aparente radicalização de seu temperamento errante e da condição de estrangeira.

Elvira Vigna – Um dos nomes de maior destaque da literatura nacional nos dias de hoje. É romancista, ilustradora e escreve livros juvenis.

Amara Moira – Como ela própria se apresenta, é transexual, prostituta e doutora em Literatura pela Unicamp. Tem um trabalho literário de bastante impacto, que foge a todas as convenções da literatura feita hoje no Brasil.

Elizandra Souza – É poeta, ativista cultural e umas das integrantes do Sarau das Pretas.

Cecília Giannetti – Autora de Lugares que Não Conheço, Pessoas que Nunca Vi, é roteirista de TV e colunista de jornais

Eliane Robert de Moraes – É professora de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisas e publicou trabalhos sobre o Marquês de Sade e organizou livro sobre a poesia erótica brasileira; sobre Mário de Andrade e Hilda Hilst.

Monja Cohen – Autora de livros de contos e parábolas orientais bem escritos e inspiradores, como O Monge e o touro.

Mariana Ianelli – A poeta mineira neta do artista Arcangelo Ianelli é poeta, ensaísta e cronista. Em 2011, obteve menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas, em Cuba, pelo livro Treva alvorada, na categoria Literatura Brasileira.

Marcia Barbieri – Jovem autora nacional, acaba de lançar O enterro do lobo branco.

Heloisa Seixas – É escritora e tradutora, autora, entre outros, de Terramarear (textos sobre viagens, com Ruy Castro – seu marido) e Uns cheios, outros em vão (livro de crônicas e receitas).

Malu Furia – Figura importante no meio cultural nacional, a jornalista e escritora conviveu bem de perto com Hilda Hilst. É autora do livro de poemas Vênus em escorpião.

Angélica Freitas – Poeta e jornalista gaúcha, é autora de Rilke Shake e O útero é do tamanho de um punho.

Ana Martins Marques – Poeta mineira, uma das mais festejadas do momento, é autora de Vida submarina, da arte das armadilhas (Companhia das Letras) e O livro das semelhanças, entre outros.

Christianne Ritchie – Formada em Letras, é autora de Olé nas fúrias, entre outros. Faz parte do coletivo literário feminino “Fênix”.

Suzana Montoro – Psicóloga e escritora, é autora de Os hungareses, que recebeu Prêmio São Paulo de Literatura em 2012.

Paula Fábrio – Autora de Desnorteio e Um dia toparei comigo, recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura pelo primeiro romance.

Ana Luísa Escorel – Escritora e designer, a filha do intelectual Antonio Cândido, é autora do premiado Anel de vidro, lançado por sua editora Ouro sobre Azul.

Laura Liuzzi – Autora do livro Coisas, trabalhou como assistente do cineasta Eduardo Coutinho.

Renata Pallottini – Dramaturga, ensaísta e tradutora, teve obras encenadas por José Rubens Siqueira, Marcia Abujamra e Gabriel Villela, entre outros.

Márcia Camargos – Historiadora e jornalista, é reconhecida como uma das maiores autoridades em Monteiro Lobato no Brasil. Tem vários prêmios literários, incluindo um Jabuti.

Márcia Denser – Escritora e jornalista, um dos destaques de sua obra é Tango fantasma, de 1977, escrito quando tinha 23 anos.

Betty Milan – Escritora, psicanalista e dramaturga, seu último livro lançado foi a novela A mãe eterna.

Lygia Bojunga – A gaúcha estreou nas artes como atriz, passando logo em seguida a escrever livros infantis. É uma das mais aclamadas do gênero.

Flavia Gusmão – Autora de livros de comportamento e de gastronomia, a jornalista e escritora recifense é uma das referências em jornalismo literário não só em Pernambuco, mas no País.

Nina Horta – Jornalista e escritora, dedica-se a escrever livros de gastronomia. É uma das principais nessa seara. Destaque para o volume de crônicas Não é sopa.

Patrícia Melo – Escritora do gênero policial, uma das mais importantes do País. Autora de O matador, entre outros.

Zulmira Ribeiro Tavares – Poeta e contista, tem livros que são verdadeiras pérolas, entre eles, Cortejo em abril.

Tatiana Salem Levy – Nascida em Portugal, hoje divide moradia entre seu país natal e o Brasil. O destaque de sua obra é o romance premiado A chave de casa, de 2007.

Raquel Naveira – Escritora e cronista mato-grossense, destaca-se pela sua produção de crônicas muito bem escritas.

Adriana Lisboa – Romancista e poeta, ganhou o Prêmio José Saramago com o livro Sinfonia em branco (2003).

Adriana Carranca – Jornalista premiada por diversas reportagens, é autora de Malala, a garota que queria ir para a escola (2015).

Adélia Prado – É a principal poeta viva do Brasil. Teve sua obra completa reunida no ano passado pela editora Record.

Lygia Fagundes Telles – A obra de Lygia é toda um cânone literário. Cada um de seus contos é uma obra-prima.

Veronica Stigger – Autora de contos e novelas, entre elas, Opisanie swiata, pequena joia literária que arrebatou diversos prêmios.

Beatriz Bracher – Criadora da Editora 34, pela qual publicou diversos livros, entre eles, o premiado romance Anatomia do paraíso.

Soraia Reis – Um dos grandes destaques no mundo editorial nacional, trabalha na área há mais de 25 anos. É romancista, autora de livros como Eu sou o poder.

Cintia Moscovich – Escritora gaúcha, autora de diversos livros, entre eles o premiado Essa coisa brilhante que é a chuva.

Noemi Jaffe – Escritora e professora de escrita criativa, é autora de O que os cegos estão sonhando? (2012) e Írisz e as orquídeas (2015)

Carolina Munhoz – Escritora e jornalista paulista, escreve livros de fantasia que fazem sucesso entre os jovens.

Carol Rodrigues – Escritora e produtora cultural, é autora do premiado Sem vista para o mar (2014).

Lia Luft – Já foi uma escritora com muita verve, mas acabou enveredando para a autoajuda.

Ana Estaregui – poeta paulista e artista visual, publicou o Chá de Jasmim pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – em 2013.

Leda Cartum – escritora e roteirista paulista autora do livro O Porto (2016)

Sabina Anzuategui – escritora e roteirista, com foco no amor entre mulheres. É autora dos romances Calcinha no varal (2005) e O afeto ou caderno sobre a mesa (2011).

Ivana de Arruda Leite – socióloga e escritora , com foco no universo feminino, autora do romance Falo de mulher (2002).

Livia Garcia Roza – psicanalista nascida no Rio de Janeiro e escritora de vários livros com foco nas relações familiares. O romance Quarto de menina, ganhou o selo altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Maria Adelaide Amaral – jornalista e dramaturga portuguesa radicada no Brasil, escreveu várias novelas e minisséries para a TV e é autora do romance Luisa, quase uma história de amor.

Socorro Aciolli – jornalista e autora do romance A cabeça do santo (2014) traduzido e publicado nos Estados Unidos, Inglaterra e França.

Stella Maris Rezende – escritora mineira com livros voltados para o público infanto-juvenil. Escreveu o livro A coragem das coisas simples (2015) entre outros.

Alice Ruiz – poeta nascida em Curitiba, pesquisadora de haicais, atualmente escritora de textos feministas e premiada pelo Prêmio Jabuti por seu livro Vice Versos.

Tati Bernardi – jornalista, cronista e roteirista, escreve principalmente sobre relacionamentos sob o ponto de vista feminino e com um humor bastante irônico. Publicou vários livros, entre eles Depois a louca sou eu (2016).

Tercia Montenegro – escritora cearense, doutora em linguística, autora de vários romances com trabalho focado nos detalhes das sensações das personagens. Seu livro O Tempo em estado sólido (2013) foi finalista nos prêmios Portugal Telecom de Literatura e Jabuti.

Allex Leilla – escritora baiana influenciada pelos escritores Caio Fernando de Abreu e Ana Cristina César, inspira-se em bandas de rock dos anos 1980 como The Smiths. Escreveu o romance Não se vai sozinho ao paraíso (2016).

Tete Ribeiro – jornalista e escritora paulista, dialoga com o jornalismo literário em seus textos de não-ficção. Publicou o livro Minhas duas meninas (2016) sobre o seu encontro com a maternidade.

Vanessa Barbara – jornalista, tradutora e escritora paulista, autora do O livro amarelo do Terminal, sobre o cotidiano da Rodoviária do Tietê e do romance Operação impensável.

Márcia Tiburi – professora, filósofa e escritora gaúcha, escreve textos focados em feminismo e ética. Publicou o livro Como conversar com um fascista (2015) entre outros.

Mary Del Priori – historiadora, pesquisadora e escritora carioca, especialista em história brasileira, autora A Carne e o Sangue. A Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitila, a Marquesa de Santos (2012), Histórias da gente brasileira (2016), História das mulheres no Brasil (1997), entre outros.

Lilia Schwarcz – historiadora e antropóloga paulista, pesquisadora da formação da raça brasileira, autora do livro Nem preto nem branco, muito pelo contrário (2012).

Micheliny Verunschk – doutoranda em Comunicação e Semiótica e escritora, seu romance Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida – ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura 2015 – categoria melhor romance de 2015 – autor estreante acima de 40 anos.

Maria de José Queiroz  – escritora mineira, tem carreira como catedrática e é autora do romance Joaquina, a filha de Tiradentes.

Anita Deak – jornalista e escritora, seu romance Mate-me quando quiser foi finalista do Prêmio SESC de Literatura 2013.

Jeanne Callegari – jornalista mineira, poeta e blogueira feminista, escreveu o livro de poemas Miolos Frescos (2015). Faz parte do projeto Escritores na estrada.

Paula Dip – jornalista e escritora, escreveu uma biografia epistolar, sobre o escritor Caio Fernando Abreu com vasto material entre cartas e fotos.

Antonia Pellegrino – escritora e roteirista carioca, publicou o livro Cem Ideias que Deram em Nada (2014) que comporta de tudo, até mesmo uma lista de supermercado ideal para a família.

Andrea Nunes – escritora pernambucana e promotora de justiça, publicou o livro A corte infiltrada (2014).

Indigo – é o pseudônimo da paulistana Ana Cristina Ayer de Oliveira, que escreve livros de temática juvenil. Tem vários livros publicados, como Vendem-se unicórnios (2009).

Luize Valente – escritora e documentarista carioca, apaixonada pelo tema raízes judaicas no Brasil, publicou os livros O segredo do oratório (2012) e Uma praça em Antuérpia (2015).

Suzana Fuentes – escritora e tradutora carioca, seu romance Luzia, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2011.

Maria Jose Silveira – escritora, viveu em clandestinidade durante a ditadura militar, fundou a editora Marco Zero em 1980. Recebeu o prêmio APCA por seu romance A Mãe da mãe de sua mãe e suas filhas (2002). Em 2016 publicou Felizes poucos.

Mariana Portella – escritora carioca, escreveu O outro lado da sombra (2014).

Miriam Leitão – premiada jornalista mineira, autora de vários livros entre eles História do futuro: O horizonte do Brasil no século XXI (2015) e vencedora do Prêmio Jabuti em 2012, com o livro-reportagem Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda.

Estrela Ruiz Leminski – Filha de pai e mãe poetas, Estrela é igualmente poeta, letrista de música, cantora e performer.

Martha Batalha –  jornalista e escritora carioca, fundadora da editora Desiderata, teve seu primeiro romance, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016) vendido para editoras da Alemanha e Noruega antes mesmo de ser publicado no Brasil.

Carol Bensimon – tradutora e escritora gaúcha, em 2016 publicou a road novel Todos nós adorávamos caubóis. Atualmente está em Mendoncino, Califórnia, onde pesquisa para seu próximo livro que aborda cultivo de maconha.

Marta Barbosa Stephens – jornalista e crítica literária recifense, é autora do livro de contos Voo Luminoso de alma sonhadora ( 2013). Está acabando de escrever seu primeiro romance.

Claudia Nina – escritora e crítica literária carioca, tem tese de doutorado sobre Clarice Lispector e é autora do livro Paisagem de porcelana (2014) entre outros.

Fernanda Young – escritora, atriz e roteirista carioca, atualmente estuda Artes Visuais em São Paulo. Entre diversos trabalhos com comédia para a televisão, lançou o livro de poemas A mão esquerda de Vênus (2016).

Lucia Hiratsuka – escritora paulistana de literatura infantil, principalmente sobre mitos e lendas do Japão. É autora de Histórias tecidas em seda, entre outros.

Ruth Rocha – uma das mais famosas escritoras brasileiras de literatura infantil, autora de Marcelo, marmelo, martelo, que já vendeu mais de um milhão de cópias pelo mundo.

Lucia Bettencourt – escritora, publicou o livro A secretária de Borges que venceu o Prêmio Sesc de Literatura.

Carola Saavedra – escritora nascida no Chile, ministra oficinas de escrita criativa, é autora de diversos romances entre eles O inventário das coisas ausentes (2014) sobre amor.

Ana Elisa Ribeiro – poeta mineira, autora do livro Anzol de pescar infernos.

Nilma Lacerda – professora e escritora carioca, promove a literatura da América Latina. Autora de diversos livros como Conversas com Rilke à Beira do Rio.

Josélia Aguiar – pesquisadora e jornalista baiana, escreve sobre literatura e políticas públicas para a promoção de leitura. É atual curadora da Festa Internacional de Literatura de Paraty e prepara uma biografia sobre Jorge Amado.

Paloma Vidal – escritora nascida em Buenos Aires, crítica e tradutora, escreve obras de teor autobiográfico sobre deslocamentos por conta de ter fugido com os pais da ditadura argentina. Publicou entre outros livros, o romance Em algum lugar (2009).

Ana Paula Maia – escritora carioca, é autora de A saga dos brutos, gosta de escrever sobre ambientes diferentes daqueles em que a mulher costuma transitar criando personagens quase sempre masculinos.

Maria Valeria Rezende – escritora santista, atualmente estabelecida em João Pessoa, trabalhou com educação popular. É autora de diversos livros, entre eles, Outros cantos (2016) que ganhou o Prêmio Casa de las Américas em 2017. Atraiu bastante atenção da mídia pelo fato de ser freira.

Conceição Evaristo – escritora mineira, trabalhou como empregada doméstica, militante do movimento negro, é mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada. Publicou Ponciá Vicêncio, de 2003, que aborda temas como a discriminação racial, de gênero e de classe.

Heloisa Buarque de Holanda – ensaísta, escritora, editora, é autora de livros teóricos sobre literatura.

Alice Sant’Anna – poeta carioca, colaboradora da revista Serrote, seu último livro é Pé no ouvido (2016).

Maria Vasco – poeta recifense, publicou O livro vermelho com capa do cartunista, chargista e humorista Chico Caruso e 51 poemas eróticos.

Marta Góes – Escritora, dramaturga e roteirista de TV e cinema, a mãe do escritor Antonio Prata é autora do livro Mulheres virando a mesa.

Mônica Sucupira – Atriz e produtora cultural, é também poeta, autora do livro Impulso azul.

Angela Lago – artista plástica, é um dos destaques quando o assunto é literatura infantil.

Beatriz Rezende – Professora e critica literária, é autora de obras que refletem sobre a literatura contemporânea nacional.

Paula Autran – Poeta e dramaturga, é autora de Manifesto de mim mesma.

Denise Stoklos – Dramaturga e escritora, é autora de Calendário da pedra.

Ledusha – Jornalista, tradutora e poeta, é autora do celebrado Risco no disco (1981), que acaba de ser relançado.

Josely Vianna Baptista – Tradutora exímia de literatura, é também poeta. É autora de Outro (2001), em parceria com Arnaldo Antunes.

Viviane Ka – Escritora, roteirista de cinema, é uma das criadoras do site São Paulo Review.

Fabiane Guimarães – Nasceu no Goiás e mora em Brasília, onde se formou em jornalismo. É autora do romance Pequenas esposas.

Guta Stresser – É atriz; no teatro, já encenou personagens de Dalton Trevisan e Nelson Rodrigues. Na televisão, participou da série “A grande família”. É autora do infantojuvenil Meu pequeno coxa-branca.

Vera Pedrosa – Formada em filosofia, foi jornalista e diplomata. Publicou diversos livros, entre eles, De onde voltamos o rio desce. Foi uma das autoras da antologia 26 poetas hoje.

Simone Az – Redatora e escritora de contos, poemas e histórias infantis; participou da coletânea de contos, Órbita e Nove (2015). Faz parte do coletivo feminino “Fênix”.

Marília Gonçalves – Chef de cozinha e escritora, publicou com o coletivo literário “Fênix” o livro Na terra do fogo, de 2016.

Otacília de Freitas – editora, cronista e poeta, publicou, pelo coletivo “Fênix” no mesmo livro. Está na antologia poética Além da terra, além do céu.

Ana Miranda – Uma das maiores autoras do país, tem um trabalho único de resgate histórico de autores clássicos da língua portuguesa por meio da ficção.

Clara Averbuck – Expoente da escrita feminina de combate, tem como destaque o livro Máquina de pinball, sua estreia na literatura.

Eliane Brum – Melhor texto do jornalismo investigativo do Brasil, foi premiada principalmente por reportagens publicadas em livros, como A Vida que Ninguém Vê.

Luciana Hidalgo – Pesquisadora de renome internacional, assina um dos mais importantes livros sobre o escritor Lima Barreto, Literatura da urgência.

Nelida Piñon – Primeira mulher na Academia Brasileira de Letras, uma grande romancista que depois dos maiores reconhecimentos mundiais passou a se dedicar aos contos e sua valorização.

Simone Campos – Autora de ficções que tratam de uma espécie de distopia urbana, quase todas passadas no Rio de Janeiro.

Maria Esther Maciel – Versátil, trafega com a mesma propriedade entre pesquisa, poesia e ficção. Seu Livro dos nomes é uma pérola da ficção.

Luisa Geisler – Autora gaúcha premiada, teve a primeira indicação ao Jabuti aos 19 anos.

Luci Collin – Musicista e autora de ensaios importantes em diferentes áreas da cultura, teve sua poesia reconhecida recentemente pelo Prêmio Oceanos de Literatura.

Ana Maria Machado – Uma das escritas mais potentes a serviço da literatura infantil e jovem no Brasil, tem mais de 19 milhões de volumes vendidos no mundo.

Marina Colasanti – Ítalo-brasileira criada na Líbia, dedica-se à escrita em português, pela qual é reconhecida internacionalmente.

Martha Medeiros – Poeta e jornalista, tornou-se conhecida pelos comentários sobre o cotidiano feminino no jornal Zero Hora, tema de seus livros, como Simples Assim

Elisa Lucinda – Atriz, cantora e poeta é uma das maiores entusiastas da poesia declamatória no Brasil.

Leona Cavalli – Atriz global com origem no Teatro Oficina escreveu sobre o ofício no livro Caminho das Pedras. Lança este ano seu primeiro infantil, Belabelinha, pela Companhia Editora Nacional.

Ana Maria Bahiana – Jornalista especializada em cultura, é autora de mais de 30 livros sobre cinema e música pop.

Natalia Borges Polesso – Tradutora e autora de três livros, venceu dois Jabuti no ano passado pela coletânea de contos “Amora”.

Natercia Pontes – Radialista, é autora de um único e aplaudido livro Copacabana dreams.

Eltânia Andre – Foi indicada ao prêmio Portugal Telecom por seu segundo livro, Manhãs adiadas.

Helena Terra – Ilustradora e artista plástica, dedicou-se aos contos até a publicação de sua primeira narrativa longa, A condição Indestrutível de ter sido.

Simone Paulino – Jornalista e escritora, criou recentemente a editora Nós com a proposta de multiplicar as vozes dentro da literatura brasileira. É autora do recém-lançado Como Clarice Lispector pode mudar sua vida, entre outros livros.

Claudia Lage – Escritora e roteirista, tornou-se internacionalmente conhecida por Lado a lado, novela escrita para a Rede Globo indicada ao prêmio Emmy.

Claudia Tajes – Colunista e publicitária, é autora de livros bem-humorados sobre a experiência feminina, como A vida sexual da mulher feia.

Paloma Vidal – Nascida na Argentina, é autora de teatro, contos e romances, sendo Mar azul, seu livro mais importante.

Adriana Lunardi – Escritora e roteirista premiada, ministrou oficinas de escrita para desabrigados, que resultou no livro Letras na rua.

Paula Pimenta – Maior representante do chick lit no Brasil, vendeu mais de um milhão de livros, sendo um grande sucesso entre adolescentes

Sheyla Smaniotto – Expoente da nova ficção brasileira, recebeu o Prêmio Sesc de Literatura do ano passado de melhor romance por Desesterro.

Vivian de Moraes – Poeta e blogueira, escreve sonetos, haicais livres, contos e coletâneas como Poemas sombrios e Poemas e canções.

Fernanda Torres – Atriz e colunista, teve seu mais recente romance, Fim, publicado pela Gallimard, a mais prestigiada editora do mundo.

Julia Bax – Quadrinista paraense, é autora de grafic novels premiadas e ilustradora de livros para grandes editoras brasileiras.

Gisela Rao – Colunista de comportamento em sites e revistas, experimentou um grande sucesso de vendas com Não comi, não rezei, mas me amei, livro em que ela narra como cuidou de sua autoestima diariamente por um ano.

Tatlitha Rebouças – Jornalista com coluna em revistas para o público feminino adolescente, tem mais de um milhão de livros vendidos sobre o universo teenager.

Maria Rita Kehl – Uma das psicanalistas mais lidas do Brasil, é autora de livros de teoria e ficção. Venceu o Jabuti por O tempo e o cão – A atualidade das depressões.

Giovanna Bartucci – Psicanalista e professora, escreve sobre cultura sob à luz da teoria freudiana. Ganhou um Jabuti pelo livro de ensaios Fragilidade absoluta.

Nathalie Lourenço – Publicitária, estabeleceu um estilo literário muito particular, escondido sob pseudônimos na internet. Morri por educação, de 2017, foi um dos livros de novos talentos mais aplaudidos do ano.

Regina Navarro Lins – Psicanalista que se tornou referência sobre amor e sexo, é autora de um dos livros mais lidos sobre o assunto no país, o best seller Cama na varanda.

Marta Barcellos – Escritora e jornalista, autora do premiado livro Antes que seque, sobre o desejo de ser mãe.

Maria Clara Drummond – Jornalista e escritora, autora do romance A festa é minha e eu choro se eu quiser.

Ana Rüsche – Poeta paulista. é autora do livro de poemas Sarabanda.

Babi Dewet – Novelista carioca, autora de sucesso entre adolescentes, escreveu o livro Um ano inesquecível.

Lady Sybylla – Geógrafa, professora e escritora de ebooks de ficção científica feminista.

Giovana Madalosso – Redatora e roteirista é uma das vozes nascentes mais fortes e bem-humoradas sobre as questões da mulher contemporânea.

Rosa Amanda Strausz – Jornalista e escritora carioca estreou na literatura com o premiado livro de contos Mínimo Múltiplo Comum.

Rita Lee – Apesar de não ser uma escritora ao pé da letra, é autora de algumas das mais belas letras da música brasileira. Seu livro Uma autobiografia, lançado no fim do ano passado, vendeu até agora mais de 200 mil exemplares.

Mirna Queiroz – Editora da Mombak e criadora da Revista Pessoa, Mirna não é exatamente escritora, mas abriu diversas portas e perspectivas não apenas para a literatura feita por mulheres no Brasil, mas também para a literatura contemporânea no País e fora dele.

 

Fonte: SP Review.

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.