12° Congresso Internacional de Brinquedotecas
Postado em 19 DE outubro DE 2011Confira abaixo o texto de abertura do congresso, escrito e lido pela Profª Nylse Cunha, fundadora da ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas:
"A Transcendência da Brinquedoteca
O conceito de Brinquedoteca não pode ser entendido apenas pelo seu aspecto material, ou seja, não pode ser definido apenas como 'um espaço para que as crianças possam brincar livremente'; tem que abranger desde a filosofia que provocou sua criação até as consequências de seu funcionamento.
Por que razão a Brinquedoteca foi criada? A motivação pode ter sido de cunho emocional, mas obviamente, referindo-se a crianças e suas famílias, há uma responsabilidade educacional e social envolvida. Assim como numa sala de aula a presença de um professor dá sentido ao ambiente, na Brinquedoteca, o brinquedista assegura a qualidade da realização dos objetivos para as quais ela foi criada.
A transcendência (chegar, ultrapassar) desses objetivos é o verdadeiro tesouro a ser alcançado, é a essência que esteve por trás da inspiração geradora e desabrocha no fenômeno do livre brincar provocado, como uma bola de neve de transformações, talvez imperceptíveis no momento, mas fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano. É uma contribuição importante para o processo de conscientização que provoca uma nova postura existencial voltada para a auto-realização e a felicidade humana.
A Brinquedoteca, como símbolo de uma nova postura existencial, representa uma mudança de paradigma. Um paradigma é mais que uma teoria, implica uma nova forma de contemplar os fenômenos. Chega a ser uma estrutura que gera teorias, produzindo pensamentos e explicações. Significa um novo sistema de aprender a aprender.
Um paradigma surge quando existe a consciência de um grande equívoco e a aspiração por uma realidade mais verdade. Baseia-se nas descobertas mais avançadas da ciência e na percepção mais profunda dos significados; provoca uma nova estrutura conceitual e uma nova escala de valores. Um novo paradigma é uma nova cosmovisão que, por ser nova, é captada por poucos que, por serem
criativos, são também mais corajosos e capazes de incentivar a busca por novos caminhos para a transformação.
A missão das Briquedotecas é resgatar valores humanos contemplando a formação e o cultivo do ser humano em toda a sua potencialidade, capaz de ser feliz e de ter uma alma iluminada para construir um mundo melhor.
Olhando para o mar podemos ver a paisagem e admirá-la como se admira uma bonita fotografia. Porém, se nossa alma estiver presente em nosso olhar, captaremos muito mais do que isso; perceberemos uma grandiosidade e pressentiremos seus mistérios; poderemos nos emocionar com o sopro da brisa e ficar enternecidos com o movimento das ondas chegando na praia.
O cultivo do respeito das abordagens afetivas, à expressão da alma como manifestações de sensibilidade, são grande diferencial da Brinquedoteca. São razões para que ela seja uma usina de energias positivas capazes de fazer aflorar um sorriso doce em quem por ela passa. Quem teve o privilégio de trabalhar ou passar por essa usina, já experimentou uma nova forma de interagir com a vida.
Postura existencial é a forma que escolhemos para estar no mundo; a Brinquedoteca é uma porta para uma 'Nova Postura Existencial'."