1ª Semana Literária no Casulo é um sucesso entre os moradores do Real Parque
Postado em 04 DE setembro DE 2013Na terça-feira (27/8) a escritora Heloísa Prieto participou de um bate-papo sobre cinema, literatura e juventude. Heloísa contou que as histórias mostradas no cinema, na literatura ou mesmo na televisão são um reflexo da sociedade atual. Por exemplo, é cada vez mais frequente as pessoas pagarem para assistir a filmes de ação no cinema, uma amostra de que as sociedades, especialmente as ocidentais, têm na violência um denominador comum. “Cada história contada se torna sua. É como um pedaço da sua alma. Contar e escrever literatura exige coragem, aponta para uma transformação e é um espelho de nós mesmos”, comentou.
Na quarta-feira (28/8) foi a vez do encontro com o escritor Antonio Prata, que falou sobre novelas. Prata foi um dos colaboradores de Avenida Brasil, sucesso da Rede Globo e, durante a sua apresentação, mostrou como funciona o trabalho de escritor de novela e leu uma das cenas escritas. Comentou que redigir para televisão, além do trabalho de inspiração, envolve uma "engenharia" para tornar os episódios mais interessantes. "Em certos momentos, escrever novela é como um arquiteto que define qual o tamanho de uma viga de sustentação de uma obra. Mas tem um lado bacana, que é quando um ator é bom e melhora o seu texto, a ponto de, na tela, você não reconhecer mais o que escreveu", afirmou Prata.
José Roberto Torero debateu sobre futebol na quinta-feira (29/8) e falou sobre como foi escrever o roteiro do filme Pelé, Eterno. Santista, disse que a sua aproximação com o futebol foi ao acaso - começou a trabalhar como repórter de esporte na Folha de S. Paulo. Durante o bate-papo foi exibido o curta Uma história de futebol, cujo roteiro também foi escrito por Torero. "O importante de documentar as histórias em livros é que elas podem ser passadas de geração para geração. Mas no Brasil são poucas obras que retratam esse universo.” Por fim, Torero distribuiu alguns livros para os presentes.
O último dia da Semana Literária foi marcado pela presença do escritor Ferréz. Ele apontou que a sua literatura aproxima os leitores dos problemas das periferias das grandes cidades, como São Paulo, sua cidade natal. Disse que seus livros já foram publicados na Argentina, Itália e Portugal e pretende servir de exemplo para que moradores de comunidades comecem a publicar seus textos. No fechamento da palestra, ele recitou uma de suas obras. “Acredito que a leitura é uma forma de adquirir conhecimento e ser uma porta para a ascensão social”, finalizou.
O Projeto Casulo foi fundado em 2003 e, por meio de ações educacionais e comunitárias, promove atividades de educação integral e formação profissional e articula os diversos atores sociais da comunidade.
O PraLer busca a transformação social por meio da leitura ao promover e desenvolver o gosto pela leitura em diferentes espaços da cidade de São Paulo.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025