Termo de Referência – Contratação de Serviços de Designer / Comunicação Visual para Criação de Material Institucional


A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo à Rua Faustolo, 576 – Água Branca, CEP 05041-000, inscrita no CNPJ 12.480.948/0001-70, vem, por meio deste, convidar fornecedores a apresentar proposta para Contratação de Serviços de Designer / Comunicação Visual para Criação de Material Institucional.

 

Os interessados deverão encaminhar propostas com timbre da empresa, endereço, telefone, pessoa para contato, condições de pagamento, prazo de entrega, validade da proposta e portfólio.

 

O recebimento das propostas ocorrerá até o dia 03 de julho de 2019 (prorrogado até dia 10 de julho de 2019). Solicitamos aos interessados enviarem as propostas para o e-mail tereza@spleituras.org.

 

OBJETO:

 

Contratação de serviços de designer / comunicação visual para a realização de três produtos:

1 – Material Institucional.

Desenvolvimento de arte e conteúdo, para versão impressa e digital de material institucional. Trata-se de duas (02) unidades, a definir entre: pasta de papel, folder, folheto, marcador de livro, bloco de papel, entre outros. O produto deve ter perfil comercial (atrair patrocinadores, financiadores e parceiros), além de sintetizar as atividades realizadas pela SP Leituras.

 

2 – Campanha de Doação.

Desenvolvimento de arte e conteúdo* para versão digital (exceto item face to face – impresso) de material direcionado para a campanha institucional de doação (pessoa física) 2019. O trabalho deve se basear na missão/causa da SP Leituras.

 

Contém:

Ação redes sociais e sites (Facebook, Instagram e Twitter).

– 05 unidades (*definição dos textos em conjunto com SP Leituras).

 

Ação e-mail marketing e face to face.

– 05 unidades de templates para e-mail (*definição dos textos em conjunto com SP Leituras).

– 01 unidade de folheto (*definição dos textos em conjunto com SP Leituras).

 

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

Experiência comprovada com prestação de serviços na produção de designer / comunicação visual para empresas, em especial do Terceiro Setor.

 

JULGAMENTO DAS PROPOSTAS – CRITÉRIO:

1 – O critério definição da proposta vencedora se dará pela avaliação da relação preço x qualidade do portfólio (para os tipos de objetos relacionados) dos concorrentes.

2 – A SP Leituras se reserva o direito de não selecionar nenhuma proposta, caso considere que não atendam aos requisitos do Termo de Referência.

3 – O resultado no presente processo de compra será divulgado no site da SP Leituras – www.spleituras.org

4 – A divulgação do resultado está prevista para o dia 10 de julho de 2019.

5 – Serão desclassificadas as propostas cujo objeto não atenda as especificações técnicas e demais características.

 

 

RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

A SP Leituras reserva-se o direito de recusar propostas de fornecedores que não apresentarem portfólio, qualificação técnica ou referências compatíveis com o serviço solicitado.

 

DA PARTICIPAÇÃO:

Poderão participar todos os interessados do ramo de atividade pertinente ao objeto da contratação que preencherem as condições constantes deste Termo de Referência.

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

Boleto: 15 dias.

 

CERTIDÕES EXIGIDAS:

Certidões negativas perante o INSS e o FGTS.

 

 

São Paulo, 27 de junho de 2019.

Maria Tereza Kapp

Coordenadora de Compras

Tel.: (5511) 4550-3717

 

 

 

Recebemos propostas das seguintes empresas:

Studio Meios Ltda. – EPP – STDM

Ludovico Desenho Gráfico Ltda.

Sense Design & Comunicação Ltda.

Alcides Rodrigues Neto – Amarelo Gráfico

Rebeca de Andrade Lima Castro e Danilo Gonçalves

Zol Design

D4G Comunicação e Design Ltda. – ME

Empresa vencedora:

Studio Meios Ltda. – EPP – STDM, valor: R$ 10.200,00

 

Justificativa:

Sense Design: Ao analisar o portfólio no site e comparando com os objetivos deste projeto (elaboração de material institucional e campanha de doação para empresa do 3º setor – perfil cultural/social), consideramos que o perfil criativo (arte) da empresa não tem sinergia com o que se pretende. O Termo de Referência cita, na qualificação técnica, a preferência para empresas com experiência no 3º setor, o que não verificamos aqui e fato que se espelha nas peças exibidas no site. 

 

Ludovico Design: Ao analisar o portfólio, o que mais pesou para a desclassificação foi o perfil criativo (estético) do fornecedor, que, embora de qualidade, foi considerado formal e rígido demais, distante do escopo do projeto. Na comparação com outros fornecedores, a qualidade do portfólio (para este fim) ficou aquém do desejado.

 

Amarelo Gráfico: Embora tenha apresentado um bom material criativo, o perfil da empresa é mais voltado para desenvolvimento de artes gráficas (adesivo, estamparia, mural, impressão e outros), o que foge consideravelmente do escopo do projeto.

 

STDM: Conforme portfólio, a empresa apresenta uma boa diversificação estética em suas criações, além de boa avaliação artística para o que entendemos ideal neste projeto. A empresa também se enquadra por ter trabalhado para empresas do 3ª setor, inclusive algumas OSCs voltadas para questões próximas às da SPL, como as do Catavento Cultural e Museu da Língua Portuguesa. 

 

As demais empresas apresentaram valores acima do aprovado.

 

Desta forma, indicamos a STDM como a escolhida para a prestação do serviço.