Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Segundas Intenções convida o jornalista Leão Serva. Participe!

Postado em 17 DE setembro DE 2021
Para quem gosta de uma boa conversa, o Segundas Intenções traz um bate-papo instigante com o jornalista Leão Serva. O encontro, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto, será presencial e acontece no dia 25 de setembro, das 11h às 13h. O evento também é transmitido pelo Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos. Não é necessário inscrição.

Leão Serva, 61, é jornalista e mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, administrador de empresas, diretor de Jornalismo da TV Cultura, professor de Ética Jornalística na ESPM-SP e escritor. É autor de vários livros, entre os quais Jornalismo e Desinformação (Senac, 2001); Como Viver em São Paulo sem Carro (Santa Clara Ideias, 2012, 2013 e 2014), Um Tipógrafo na Colônia (Publifolha, 2014) e Um dia, uma vida (Três estrelas, 2015) - que traz obituários publicados pelo jornal Folha de S.Paulo, reunindo histórias de 150 vidas, a maioria delas pouco conhecida. 

Seu recente lançamento, A Fórmula da Emoção na Fotografia de Guerra (SESC, 2021), tenta responder à pergunta curiosa: o que nas imagens de guerra atrai a atenção dos espectadores? A partir da teoria do crítico alemão Aby Warburg, Leão Serva analisa os gestos e as emoções que ecoam na fotografia de guerra a partir de pinturas e esculturas do passado, estabelecendo relações entre a pintura e a fotografia ao longo da história das guerras. Ao mergulhar em sua análise da fotografia de guerra, o autor aborda a constituição do fotojornalismo e suas ligações com outras artes, como a pintura e o cinema. 

Aproveite o bate-papo para saber mais sobre o escritor  e suas obras. Há livros disponíveis do autor no acervo físico da biblioteca. 

Estamos abertos de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30, atendendo com capacidade total, porém respeitando os protocolos contra a covid-19. A medida atende a atual fase do Plano São Paulo.