Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Renan Inquérito promove sarau online para divulgar a poesia falada

Postado em 25 DE setembro DE 2020
[caption id="attachment_61696" align="aligncenter" width="702"]Divulgação/ Marcio Salata O rapper e poeta Renan Inquérito. Foto: Divulgação/ Marcio Salata[/caption]

Maltratar a gramática e jogar a culpa na licença poética é o lema da Parada Poética, segundo seu criador, o rapper, poeta e educador Renan Inquérito. O sarau online, acontece no dia 15 de outubro, às 19h, como parte da programação da BSP. Inscrições abertas a partir deste sábado, 26 de setembro, às 10h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

A Parada Poética, diz Inquérito, tem como objetivo difundir a literatura por meio da palavra falada, cantada, exposta, declamada, embalada, e compartilhada. Com textos autorais e também de escritores consagrados, pretende-se inserir o público em uma experiência literária, provocativa e libertária.

Os contos e poemas da Parada Poética contribuem com a apresentação da literatura marginal e periférica contemporânea e dos saraus como instrumento capaz de auxiliar e ressignificar a literatura brasileira, as narrativas do cotidiano, bem como desmistificar o uso exclusivo da escrita apenas por aqueles detentores de grandes conhecimentos formais.
"Com a cultura hip-hop como aliada, bem como a literatura e o teatro como instrumentos de expressão, focamos nosso olhar sobre temas diversos, que vão desde saúde, educação e trânsito a amor, convivência e o mundo moderno", diz ele.

Inquérito acredita na Parada Poética como agente democratizador da literatura, o que a torna de grande relevância para o fortalecimento dos leitores.
"O projeto vislumbra não somente a formação de leitores e escritores, mas a conquista e o reconhecimento deles como cidadãos da comunidade, capazes de criar, declamar e disseminar a poesia" completa.

[caption id="attachment_61697" align="aligncenter" width="702"]crédito Marcio Salata O sarau online Parada Poética, acontece no dia 15 de outubro, às 19h. Foto: Divulgação/ Marcio Salata[/caption]

Dinâmica da aula e conteúdo

O encontro pretende seduzir o público a partir de performances com a poesia falada como forma de interagir diretamente com os participantes e inseri-los na vibração do sarau. Uma vez contagiados pela poesia são estimulados a participarem também.

A Parada Poética tira o público do local de expectador e transforma-o em protagonista das poesias e versos. Com a participação no sarau, cada um pode, a sua maneira, contar e escrever a própria história. A linguagem adotada enfatiza a oralidade, ao invés de simplesmente lida a poesia passa a ser sonora e musical. Poder ouvir e interagir com as performances literárias encurta a distância que existe entre a comunidade e a arte.

[caption id="attachment_61698" align="aligncenter" width="702"]Foto: Thiago S. Araújo "Com a cultura hip-hop como aliada, bem como a literatura e o teatro como instrumentos de expressão, focamos nosso olhar sobre temas diversos", diz Renan Inquérito. Foto: Divulgação/ Thiago S. Araújo[/caption]

Idealizada em 2013, a Parada Poética é um sarau que acontece todos os meses na Estação Ferroviária de Nova Odessa-SP. A Parada também realiza edições itinerantes por todo o Brasil e até em outros países, com apresentações em escolas, bibliotecas, universidades e em importantes festivais literários.

Renan Inquérito utiliza a música e a literatura como ferramenta de transformação e interferência social. Rapper, compositor, mestre em geografia e poesia, escreveu os livros #Poucas Palavras (2011) e Poesia Pra Encher a Laje (2016). Além dos palcos, percorre escolas e unidades da Fundação CASA, realizando saraus, shows, debates e oficinas.

Sarau Online Parada Poética. Com Renan Inquérito. Dia 15 de outubro, das 19h às 20h. Indicado para maiores de 10 anos. Inscrições a partir do dia 26 de setembro, às 10h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.