Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Praler é selecionado para simpósio internacional de bibliotecas

Postado em 05 DE novembro DE 2021

O programa Praler foi destaque da mesa de debates do segundo encontro do New Librarianship Symposia, realizada no dia 4 de novembro. O evento, organizado por David Lankes, da Universidade da Carolina do Sul e autor do Atlas of New Librarianship, tem como objetivo debater questões-chave do universo das bibliotecas, compartilhar experiências entre os diversos interlocutores internacionais e inspirar novas iniciativas.

 

Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, começou sua apresentação mostrando como o Praler ajuda organizações sociais a desenvolverem atividades de promoção da leitura em comunidades em estado de vulnerabilidade social. O programa, realizado em lares de idosos, abrigos, prisões e projetos de apoio a jovens, atua em três frentes: fazer da leitura, da literatura e das bibliotecas instrumentos de apoio ao desenvolvimento das comunidades; deixar para as organizações parceiras um legado de práticas e conexão com bibliotecas públicas; e gerar experiências para serem compartilhadas com todas as bibliotecas públicas do estado.

 

A mesa de debate intitulada Equidade, Diversidade e Inclusão também contou com a participação da nigeriana Ngozi Eunice Osabede, da Universidade da Nigéria Nsukka, que mostrou como a biblioteca da instituição modificou sua estrutura para atender os alunos com deficiência visual e quais os desafios que ainda terão pela frente para tornar os serviços 100% acessíveis.

 

Outro caso apresentado no simpósio veio da Lituânia. Ramune Petuchovaite e Ugne Lipeikaite, da EIFL (Eletronic Information for Libraries), trouxeram o projeto Iniciativa para Jovens Inovadores em Bibliotecas da África (IYALI), uma experiência de aprendizagem internacional, que conecta jovens bibliotecários africanos a seus colegas de outros países e continentes, criando oportunidades para expandir os horizontes profissionais, explorar novas ideias de serviço e compartilhar o próprio trabalho em um contexto global.

 

O simpósio ainda terá mais dois encontros em novembro. No dia 11, serão apresentados projetos sobre a influência internacional nas bibliotecas e, no dia 18, o desenvolvimento de uma nova agenda para um mundo afetado pela Covid. As inscrições para os próximos eventos podem ser feitas pelo link https://scholarcommons.sc.edu/newlibrarianshipsymposia/.