Praler é selecionado para simpósio internacional de bibliotecas
Postado em 05 DE novembro DE 2021
O programa Praler foi destaque da mesa de debates do segundo encontro do New Librarianship Symposia, realizada no dia 4 de novembro. O evento, organizado por David Lankes, da Universidade da Carolina do Sul e autor do Atlas of New Librarianship, tem como objetivo debater questões-chave do universo das bibliotecas, compartilhar experiências entre os diversos interlocutores internacionais e inspirar novas iniciativas.
Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, começou sua apresentação mostrando como o Praler ajuda organizações sociais a desenvolverem atividades de promoção da leitura em comunidades em estado de vulnerabilidade social. O programa, realizado em lares de idosos, abrigos, prisões e projetos de apoio a jovens, atua em três frentes: fazer da leitura, da literatura e das bibliotecas instrumentos de apoio ao desenvolvimento das comunidades; deixar para as organizações parceiras um legado de práticas e conexão com bibliotecas públicas; e gerar experiências para serem compartilhadas com todas as bibliotecas públicas do estado.
A mesa de debate intitulada Equidade, Diversidade e Inclusão também contou com a participação da nigeriana Ngozi Eunice Osabede, da Universidade da Nigéria Nsukka, que mostrou como a biblioteca da instituição modificou sua estrutura para atender os alunos com deficiência visual e quais os desafios que ainda terão pela frente para tornar os serviços 100% acessíveis.
Outro caso apresentado no simpósio veio da Lituânia. Ramune Petuchovaite e Ugne Lipeikaite, da EIFL (Eletronic Information for Libraries), trouxeram o projeto Iniciativa para Jovens Inovadores em Bibliotecas da África (IYALI), uma experiência de aprendizagem internacional, que conecta jovens bibliotecários africanos a seus colegas de outros países e continentes, criando oportunidades para expandir os horizontes profissionais, explorar novas ideias de serviço e compartilhar o próprio trabalho em um contexto global.
O simpósio ainda terá mais dois encontros em novembro. No dia 11, serão apresentados projetos sobre a influência internacional nas bibliotecas e, no dia 18, o desenvolvimento de uma nova agenda para um mundo afetado pela Covid. As inscrições para os próximos eventos podem ser feitas pelo link https://scholarcommons.sc.edu/newlibrarianshipsymposia/.
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022