Obra de Marçal Aquino é tema de animado encontro do Clube de Leitura
Postado em 29 DE maio DE 2019

O Clube de Leitura de maio, na BSP, contou com turma animada composta até mesmo da estudante Sílvia, que tem seu TCC sobre a obra do escritor Marçal Aquino, centro das atenções do debate. O livro "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", do jornalista, escritor e roteirista brasileiro, marcou a estreia de Mábila ao lado de Alan, da equipe da biblioteca, no comando do encontro pra lá de especial.
Realizada na penúltima quinta-feira do mês, a atividade teve grande parte do tempo focada no debate sobre a personalidade fascinante da personagem Lavínia, que, um dia, pode ser doce e, em outro, louca e selvagem. Foi ela que conquistou o coração de Cauby, fotógrafo que acaba parando em uma pequena cidade do Pará, lugar de garimpo. Na trama de "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", o contexto dos garimpeiros e os universos dessa mulher e desses homens se misturam entre "cenas" de drama, romance e suspense.
Importante acrescentar que "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" transformou-se em filme, lançado em 2012, dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca, com Camila Pitanga, Zecarlos Machado e Gustavo Machado. Já leu algo de Marçal Aquino? Na BSP, há várias obras do autor. Entre elas, constam "O jogo do camaleão", "A turma da rua Quinze", "O primeiro amor e outros perigos", "O invasor" (também em DVD) e "Cabeça a prêmio". Para saber mais sobre o autor, confira o vídeo com o bate-papo com Marçal realizado durante o Segundas Intenções na Biblioteca Parque Villa-Lobos, clicando aqui.
Próximo encontro
Ao final do Clube de maio, os participantes saíram com a promessa de estarem juntos novamente no dia 27 de junho (quinta-feira), às 15h, para debaterem "Angola Janga", de Marcelo D´Salete. Angola Janga, “pequena Angola” ou, como dizem os livros de história, Palmares. Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra. Durante onze anos, Marcelo D’Salete pesquisou e preparou-se para contar a história dessa rebelião que tornou-se nação. Venha participar do debate. Não é necessário fazer inscrição.
[gallery size="gallery-block" ids="54777,54778,54781,54783,54785,54788,54789,54792,54794"]
Notícias

SP Leituras estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande será a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022
A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022