Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Nélida Piñon é convidada de setembro no Segundas Intenções Online da BVL

Postado em 04 DE setembro DE 2020
Nélida Piñon, convidada do Segundas Intenções Online de setembro na BVL, que acontece na segunda, dia 21, às 19h, publicou mais de 25 livros, entre romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias. O bate-papo, com mediação do jornalista e crítico Manuel da Costa Pinto, será transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BVLbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição.

Entre suas obras mais conhecidas, estão os romances "A Casa da Paixão", "A República dos Sonhos" e "Vozes do Deserto"; os ensaios "Aprendiz de Homero" e "Filhos da América", e as memórias "Livro das Horas" e "Uma Furtiva Lágrima". Foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras no ano do seu I Centenário. Recebeu os prêmios Juan Rulfo (México), Menéndez Pelayo (Espanha), Casa de las Americas (Cuba), Jorge Isaacs (Colômbia) e Jabuti (Brasil).

Em 2005, pelo conjunto de sua obra, Nélida foi outorgada com o importante Príncipe de Astúrias, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a receber essa láurea. Recebeu diversos títulos de Doctor Honoris Causa, entre eles o da Universidade de Poitiers, França, Universidade de Montreal, Canadá, UNAM, do México, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, Rutgers, EUA.

Foi Catedrática da Universidade de Miami e visiting-professor das universidades de Harvard, Columbia, John Hopkins e Georgetown, entre outras. Em 2012, foi nomeada Embajadora Iberoamericana de la Cultura. Em 2015, na qualidade de primeira brasileira, assumiu a Cátedra José Bonifácio pertencente a Universidade de São Paulo-USP.

Segundas Intenções Online com Nélida Piñon. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Dia 21 de setembro, às 19h. Transmissão ao vivo na página da biblioteca no Facebook. Não é necessário fazer inscrição.