Música enquanto lê?
Postado em 26 DE setembro DE 2016Por outro lado, há quem não consiga ler sem ouvir uma musiquinha. Aliás, algumas histórias têm até trilha sonora, como o livro Alta fidelidade, de Nick Hornby. Tem também quem ouve todas as músicas citadas em cada linha, tendo assim uma experiência sensorial combinada à leitura.
Recentemente, o The Guardian abriu uma nova seção em seu site chamada justamente Mixtape Literária. É como um jukebox virtual em que autores sugerem algumas músicas para ouvir enquanto se lê ou então dividem uma playlist do Spotify com canções que servem de fundo para alguns romances.
Mas existem gêneros musicais que se associam à literatura? Com certeza existem afinidades de ritmo, som e intensidade, mas a regra áurea é aquela de dar preferência à composições instrumentais para não se distrair.
Se o livro escolhido é um thriller, é aconselhável ouvir alguma coisa mais orquestrado. As baladas são para os romances água com açúcar. As trilhas sonoras de filmes, para romances biográficos. Histórias de viagem ou fantasia vão muito bem com rock instrumental ou música eletrônica. Mas de modo geral, qualquer música que emociona casa muito bem com um livro e, como qualquer experiência emocional, não existem regras definidas.
E vocês? Costumam ouvir música enquanto leem?
Fonte: Il Libraio
Notícias

SP Leituras estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande será a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022
A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022