Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Festival Literário Libertas 2020

Postado em 21 DE setembro DE 2020

FESTIVAL LITERÁRIO LIBERTAS 2020


INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.


 

PROGRAMAÇÃO

28 de setembro de 2020

16 horas às 16h45 – Abertura e roda de conversa
das 16 às 18 horas – SARAU LIBERTAS
Convidados: Camila Felizardo, Débora Antunes, Gih Trajano, Kric Cruz e Regina Saraiva
Mediação: Renan Inquérito
Conteúdo: Integrando a programação do Festival Literário Libertas 2020 o rapper, compositor e mestre em geografia Renan Inquérito será o mediador da roda de conversa e MC do sarau que traz a participação de seis convidados egressos do sistema prisional. A proposta do encontro é promover diálogo envolvendo temas relacionados ao festival e celebrar trazendo intervenções lítero-musicais, estimulando a apresentação de convidados e do público.

29 de setembro de 2020

das 16 às 18 horas
MESA-REDONDA – RELATO DE EXPERIÊNCIA: EXPOSIÇÃO LIBERTAS
Convidados: André Luzzi (Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania), André Vinicius Garcia (FUNAP), Genésio Manoel (SP Leituras) e Monica Del Monaco (Projeto Leitura Liberta).
Mediação: Lucas Roberto Gonçalves da Silva (GCAE/CRSC).
Conteúdo: Compartilhar a experiência de realização de exposição ocorrida em 2019 na BVL. Abordar elementos de um projeto expográfico de caráter colaborativo. E, ainda, verificar oportunidades de itinerância do material.

30 de setembro de 2020

das 16 às 18 horas
WEBINAR – POLÍTICAS DE FOMENTO À LEITURA NAS PRISÕES
Convidadas: Carla Caruso, Gih Trajano e Janine Durand
Mediação: Catia Lindemann

Conteúdo: Na mesa-redonda, serão compartilhados aprendizados e práticas das diferentes e importantes iniciativas de fomento à leitura, e experiências de escrita e leitura em instituições brasileiras de privação de liberdade. 

1º de outubro de 2020

das 16 às 18 horas
MESA-REDONDA – REDES DE LEITURAS E DIREITOS HUMANOS: EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO EM AMBIENTE DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Convidados: Cristiane Checcia (UNILA), Mário René Rodríguez Torres (UNILA), Sonia Aidar (Projeto Leitura Liberta), Tatiana Carvalho (Divisão Regional Metropolitana Campinas da Fundação CASA) e Victor Soriano (Itaú Cultural).
Mediação: Heloisa Dantas (Projeto Leitura Liberta)
Conteúdo: Troca de experiências de ações e metodologias de mediação de leitura e incentivo à prática leitura com grupos em vulnerabilidade e  privação de liberdade.

2 de outubro de 2020

das 16 às 18 horas
LEITURA DRAMÁTICA
Convidados em breve.
Mediação: Celinha Nascimento (Projeto Leitura Liberta)
Conteúdo: Intervenções artísticas a partir de obras produzidas pelas pessoas privação liberdade, egressas do sistema prisional, e familiares.

Convidados

André Luzzi
É doutor em Ciências, ativista e pesquisador em Direitos Humanos. É Executivo Público na Secretaria da Administração Penitenciária e integra o Fórum de Cultura, Trabalho e Cidadania no Cárcere.

Foto: acervo pessoal

  André Vinicius Garcia
É gerente de Educação e Cultura na Fundação "Prof Dr Pedro Manoel Pimentel" (FUNAP).
Foto: acervo pessoal

 

Camila Lopes Felizardo | Poeta
É graduanda em Serviço Social pela PUC de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça, na UFABC, e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade, na USP. Egressa do sistema prisional e autora participante do cordel Engaiolaram-nos, publicado pela N-1 Edições e pela Editora Hedra.
Foto: acervo pessoal


Carla Caruso | Escritora e ilustradora
É escritora e ilustradora, formada em Letras pela PUC São Paulo. Atualmente, vive em Montevidéu, Uruguai, onde continua a escrever livros para o público brasileiro e a participar de projetos educativos e artísticos em escolas, bibliotecas, museus e centros culturais. É autora de diversos livros para o público infantil e juvenil. Recebeu alguns prêmios, entre eles, dois Jabuti: em 2010, pelo livro Almanaque dos Sentidos (Moderna) e, em 2016, pela obra Sete Janelinhas, meus primeiros sete quadros, coautoria com May Shuravel. Em 2012 e 2013, realizou oficinas e encontros de mediação de leitura na Penitenciária Feminina Sant’Ana e no Presídio Militar Romão Gomes. É uma das organizadoras da publicação Mentes Livres, resultado de ações e experiências do programa Praler – Prazeres da Leitura, com internos do Romão Gomes.
Foto: acervo pessoal


Catia Lindemann | Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais
É bibliotecária ativista de Biblioteconomia Social, representante do colegiado do Livro, Leitura e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul, e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais e diretora de Comunicação e Publicação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Instituições (Febab).
Foto: acervo pessoal


Celinha Nascimento | Projeto Leitura Liberta
Educadora, militante de Direitos Humanos e coordenadora de projetos educacionais na rede pública e privada.
Foto: acervo pessoal


 

Cristiane Checchia | UNILA
É professora de literatura na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e coordenadora do projeto Direito à Poesia, que desenvolve oficinas literárias com pessoas em privação de liberdade nas penitenciárias de Foz do Iguaçu (PR).
Foto: acervo pessoal


Débora Antunes | Poeta
Ex-presidiária, confeiteira, integrante da Por Nós e da liderança da Central Única das Favelas. Deu a volta por cima e se considera uma vencedora.
Foto: acervo pessoal


 

Gih Trajano | Poeta e slammer
Conheceu a poesia ainda dentro do sistema penitenciário, participando semanalmente do Sarau Asas Abertas. Foi assim que descobriu seu talento para a improvisação e declamação. Hoje, apenas seis anos depois, já publicou em três coletâneas poéticas, participou de diversas palestras, mesas e debates sobre literatura no cárcere, e é bicampeã do Slam do Grito. Integra o time do Sarau Asas Abertas, declamando poesia em suas visitas às unidades da Fundação CASA, sempre acreditando que a poesia pode transformar vidas.
Foto: Renata Santos


Genésio Manoel | SP Leituras
É formado em Artes Cênicas, com especialização em Gestão Cultural pelo Senac São Paulo e Sesc São Paulo. Atualmente é gerente de Programação e Produção da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, atuando na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Foto: equipe SP Leituras


Heloisa de Souza Dantas | Projeto Leitura Liberta
É psicóloga, com mestrados em Psicologia Comunitária pela Michigan State University e em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Pesquisa as marcas produzidas pelo cárcere em mulheres que passaram pela prisão devido ao tráfico de drogas. Foi diretora técnica de projetos da Associação Horizontes, entidade responsável por cursos educacionais voltados para adolescentes em mais de 60 centros socioeducativos de internação, em São Paulo e no Paraná. É professora convidada do curso de pós-graduação em Psicossociologia da Juventude da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e, desde 2017, atua no coletivo Leitura Liberta.
Foto: acervo pessoal


Janine Durand | Remição em Rede
É fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes, pedagoga pela FEUSP, com MBA em Economia pela FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas pela Escola de Governo de São Paulo. Há 20 anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Implementou 200 clubes de leitura em escolas, penitenciárias, livrarias, bibliotecas e espaços culturais. É idealizadora e articuladora do programa Remição em Rede, que realiza clubes de leitura em penitenciárias do Estado de São Paulo, forma mediadores de leitura e pareceristas.
Foto: acervo pessoal


Kric Cruz | Poeta e rapper
MC do grupo de rap Comunidade Carcerária, educador cultural, palestrante, compositor, ator, pai coruja, militante autônomo e abolicionista penal. Passou 28 anos em diferentes penitenciárias, sendo mais de 20 anos deles no Carandiru. Integra a Associação de Amigos e Familiares de Presos e a Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo. Atualmente, trabalha com oficinas culturais no CEU Vila Atlântica e CIEJA Perus, ambos na cidade de São Paulo.
Foto: Roberto Lajolo


Lucas Roberto Gonçalves da Silva
É diretor técnico do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania.
Foto: acervo pessoal


 

Mário René Rodríguez Torres | UNILA
Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana desde 2014, transitando entre tradução, literatura e ensino de espanhol. Participa dos projetos de extensão Direito à Poesia, La escritura y el afuera e Laboratório de Tradução, vinculados com os temas de literatura e cárcere, com tradução de produções periféricas ou marginais. Com o Laboratório de Tradução, em 2019 publicou o livro Cuarto de desechos y otras obras de Carolina Maria de Jesus. É coordenador da editora da universidade, a EDUNILA.
Foto: acervo pessoal


Monica Del Monaco | Projeto Leitura Liberta
Arte-educadora formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Artesã e contadora de histórias, atua em vários projetos de mediação de leitura e em grupo terapêutico. Atualmente integra o projeto Leitura Liberta, ministrando oficinas de literatura e arte no Centro de Progressão Penitenciária Feminino do Butantã, em São Paulo.

Foto: acervo pessoal

Regina Saraiva | Poeta
Passou duas vezes pelo cárcere. Faz cinco anos que está na rua, tornando-se professora de necropsia. Seus relatos sobre a vivência no cárcere são extensos e os aprendizados também.
Foto: acervo pessoal


 

Renan Inquérito | Poeta, rapper e arte-educador
Utiliza música e literatura como ferramentas de transformação e interferência social. Rapper, compositor, mestre em Geografia e Poesia, doutor em Educação, escreveu os livros #Poucas Palavras (2011) e Poesia Pra Encher a Laje (2016). Além dos palcos, percorre escolas e unidades da Fundação CASA, realizando saraus, shows, debates e oficinas. Universidades, presídios e bibliotecas são territórios comuns para sua arte. Suas letras já foram temas de vestibulares e são frequentemente utilizadas em aulas e livros didáticos, provando a afinidade do rap com a poesia e a literatura.
Foto: Monica Ogaya


Sonia Aidar | Projeto Leitura Liberta
É formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Atuou, por 40 anos,  como orientadora educacional e coordenadora pedagógica em escolas da rede privada de ensino fundamental e, também, no ensino médio do Centro de Estudar Acaia Sagarana - cursinho para alunos da escola pública. Aposentada, atua como autônoma em trabalhos ligados a editoras e faz parte da equipe do Canal Ávida.
Foto: acervo pessoal


Tatiana Carvalho | Divisão Regional Metropolitana Campinas da Fundação CASA
Ingressou na Fundação CASA em 2014, como agente educacional e, atualmente, compõe o quadro da Supervisão Técnica da Divisão Regional Metropolitana Campinas como referência da área de Arte e Cultura.
Foto: acervo pessoal


Victor Soriano | Itaú Cultural
É ator, produtor e trabalha na área de relacionamento do Itaú Cultural. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, descobriu desde cedo sua vocação dentro das artes. Produz projetos em diversas áreas de expressão e é responsável pelo programa de parcerias dentro do Educativo do Itaú Cultural.
Foto: acervo pessoal


 

Realização: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria da Administração Penitenciária
Apoio: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Leitura Liberta, Itaú Cultural, Secretaria da Justiça e Cidadania e Fundação CASA

PÚBLICO-ALVO: Egressos do sistema prisional e familiares, gestores e servidores do sistema penitenciário e socioeducativo, profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.
Certificação: os certificados serão concedidos por dia do evento.

Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes das atividades. Questionários de avaliação e certificados serão encaminhados em até uma semana após as ações. 


De 28 de setembro a 2 de outubro de 2020
das 16 às 18 horas 

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.