Experiências do Chile e da Colômbia são destaque na quinta-feira
Postado em 05 DE dezembro DE 2013
"Vamos investir cada vez mais na modernização das bibliotecas e ampliar as formas de inclusão", disse. “Quero que todos os espaços estejam alinhados no modelo de biblioteca viva", complementou.
A primeira palestra foi de Gabriela Jara, que contou as experiências do Centro de Recursos para a Aprendizagem (CRA) nas bibliotecas escolares do Chile. O país conseguiu uma adesão de 96% dos estabelecimentos para tornar a biblioteca um lugar de encontro democrático que receba toda a comunidade. "Uma das poucas vocações é o bibliotecário, que forma o leitor e facilita a educação dos usuários. É preciso ser um pouco visionário para fazer a diferença por meio dos livros", falou.
Já a colombiana Claudia Giraldo relatou que no seu país existem as cajas de compesacionem 37 departamentos, administrando 284 bibliotecas. Uma novidade é que as bibliotecas de lá têm programas de extensão que levam os livros para lugares como as paradas de ônibus. "Essa iniciativa também traz uma formação para as pessoas que administram esses espaços de leitura".
Claudia comentou também que o índice de leitura de livros no país ainda é baixo, cerca de 1,5 ao ano, enquanto na Europa este número é de 14 livros ao ano. "É necessário perguntar qual é o nosso território, descobrir quais são as comunidades carentes e que tipo de informação elas precisam", finalizou.
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022