Encontro promove reflexão sobre a arte do falar e do silenciar
Postado em 17 DE março DE 2021
Tierno tratou do descuido contemporâneo com a palavra pública e com os elementos que nos unem ou nos afastam nesse campo. Segundo ele, a gênese do curso deu-se exatamente no início da pandemia, quando ele, que é doutor e mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, identificou uma transformação relevante na comunicação em geral. Segundo Tierno, chamou a atenção o acento na agressividade contido nessa "fala" de muitos e do resultante distanciamento entre as pessoas, além de uma evidente divisão (e oposição) violenta de ideias, em vários casos.
Professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano, ele apresentou referências em texto do filósofo alemão Walter Benjamin para destacar o papel do narrador em todo esse processo de comunicar. Tierno citou, do livro "O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov", de 1936, a seguinte frase: "O narrador é a figura na qual o justo se encontra consigo mesmo". Um protagonismo, que, diz ainda, inclui a responsabilidade do comunicador e também a difícil tarefa dessa avaliação interna, do olhar para si mesmo antes do dizer.
Sócio-fundador d´A Casa Tombada, Tierno também destacou a necessidade de escutar "mais devagar", a importância do tempo dado ao olhar atenta e demoradamente ao que o outro diz, evitando juízos e opiniões. E reconheceu que há certa confusão inerente ao momento (este, da pandemia, de isolamento e de distanciamento), citando inclusive a "Teoria da complexidade", de Edgar Morin, quando ressaltou que estamos todos nos sentindo perdidos em diversas situações.
As reflexões sobre a arte da fala prosseguiram em 18 de março. Confira a seguir a galeria de imagens do primeiro encontro, que contou com a tradução em Libras de Daniel Dalmati e de Guilherme Serpa, além de rápida apresentação da nossa nova plataforma de doação de kits de livros, conduzida por Giovanna Carvalho Sant´Anna, gerente de Programas e Projetos do SisEB. E também do segundo, ao final. Em breve, a íntegra dessa capacitação estará disponível em nosso canal do YouTube.
[gallery size="full" columns="2" ids="20136,20132,20134,20133,20161,20164"]
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022