Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Dia do Leitor é celebrado nesta quinta, dia 7 de janeiro

Postado em 07 DE janeiro DE 2021
Foto: Freepik

Nesta quinta, dia 7, comemora-se no Brasil o Dia do Leitor. A data é uma homenagem ao jornal cearense "O Povo", fundado em 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. O diário publicava um suplemento chamado "Maracajá", famoso por divulgar o movimento modernista cearense. Também ganhou notoriedade por denunciar corrupção política.

O leitor, essa entidade em torno da qual se movimentam o sistema de educação, o mercado editorial e as bibliotecas públicas, é tema do site Literatura Brasileira no XXI . Ele também é contemplado nas novas iniciativas da SP Leituras, como a Biblioteca Digital, que acaba de ser lançada com mais de mil títulos digitais à disposição para empréstimo - basta fazer o cadastro no site, tudo online e gratuito.

O Brasil, embora tenha melhorado as taxas de alfabetização, ainda enfrenta o desafio de fazer com que a população adquira o hábito de ler. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em setembro de 2020 pelo Instituto Pró-Livro, realizada em parceria com o Itaú Cultural e o Ibope Inteligência, 52% da população pode ser considerada leitora.

Isso significa uma diminuição de cerca de 4,6 milhões de leitores em relação à edição anterior, de 2015, quando o percentual de leitores era de 56%.. Na ocasião, Marcos Pereira, vice-presidente do Instituto Pró-Livro, disse que é necessário investir em políticas públicas. “Quando analisamos os últimos 12 anos, vemos que não estamos indo para lugar nenhum. Claro que precisamos de bons acervos, boas instalações, mas não estão investindo no professor, no contador de histórias, o formador”, disse ele.