Começa o 7º Festival da Mantiqueira
Postado em 01 DE abril DE 2014A sétima edição do Festival da Mantiqueira, cujo tema será Diálogos com a Literatura, será aberto em São Francisco Xavier (SP) nesta sexta-feira, 4 de abril. Destacará dois aspectos que nem sempre ganham holofotes em eventos do gênero: livros para crianças e canção popular. A ideia do festival é chamar a atenção também para narrativas pouco badaladas, abordadas não só por escritores, mas por cineastas, historiadores, jornalistas e compositores.
A sessão de abertura contará com palestra do escritor Cristovão Tezza, encarregado de tratar do tema "Literatura à margem". O cantor e compositor João Bosco fará o show de abertura.
A mesa "O tempo da escrita", no sábado, reunirá autores que lançaram o primeiro livro já maduros - caso de Evandro Affonso Ferreira, ganhador do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Romance.
Domingo, o compositor Fernando Brant, sócio-fundador do Clube da Esquina, e José Carlos Capinam, pioneiro tropicalista, discutirão a MPB nos últimos 50 anos. A mediação é de Humberto Werneck, autor de Chico Buarque - Tantas palavras e O santo sujo - a vida de Jayme Ovalle.
Outro talento, Jacques Fux - que levou o Prêmio São Paulo de Literatura 2013, na categoria Autor Estreante, com o livro Antiterapias -, vai bater papo com o público no domingo.
O festival convidou Daniel Munduruku para falar das relações entre o índio e a literatura brasileira; Ilan Brenman para comentar seus livros inspirados na cultura judaica; e Reginaldo Prandi para abordar a cultura afro-brasileira.
Os 50 anos do golpe militar de 1964 serão lembrados em palestras do historiador Daniel Aarão Reis Filho e do jornalista e escritor Bernardo Kucinski.
A Copa do Mundo também entrou na roda literária. Autor do elogiado O drible, Sérgio Rodrigues, vai falar das conexões do jornalismo esportivo com o romance.
7º FESTIVAL DA MANTIQUEIRA
Praça Cônego Antonio Manzi, São Francisco Xavier, São Paulo.
De sexta-feira a domingo. Entrada franca.
Informações: www.festivaldamantiqueira.com.br
Fonte: Estado de Minas