Biblioteca de São Paulo tem março com várias atividades dedicadas às mulheres e Segundas Intenções com escritora Ana Paula Maia


A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem março de programação recheada de atividades para pessoas de todas as faixas etárias. Em especial, durante o mês, o espaço contará com algumas delas especialmente dedicadas ou realizadas por mulheres, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O Dia Nacional da Poesia (14 de março) não foi esquecido e contará com atividades que fazem referência à data distribuídas pela programação.

Dentro desse contexto, o Segundas Intenções, bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, contará, este mês, com a escritora Ana Paula Maia, no dia 23 (sábado), das 11h às 13h. Já o Clube de Leitura está marcado, em março, para o dia 21 (quinta-feira), às 15h, e terá como centro o livro Fim, de Fernanda Torres.

Quem gosta de atividade física não pode perder o Compartilhando Saberes: Yoga. As aulas da técnica milenar agora acontecem aos sábados em novo horário: das 10h às 11h.

Duas oficinas acontecem em março por aqui e as inscrições começam em 1º de março para ambas.  A oficina O risco da caneta tem Luiza Romão no comando e as atividades serão realizadas nos dias 19 e 21, das 15h às 18h. Já a maker de manutenção residencial básica – módulo elétrica básica será realizada pelo grupo Curso das Manas, no dia 30, das 14h às 17h.

Fique de olho também nas inscrições para o curso de Libras, módulo básico; as inscrições serão abertas em 15 de março e a atividade acontecerá às terças-feiras, de 16 de abril a 28 de maio, sempre das 14h às 17h30.

Acessibilidade

Importante ressaltar que a BSP tem novidade na área de acessibilidade. A biblioteca conta agora com óculos com tecnologia revolucionária, que oferece maior independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. Para mais informações, procurar a equipe de atendimento.

Confira, a seguir, a programação completa (sujeita a alterações), que inclui atividades lúdicas, de compartilhamento de conhecimento e contações de histórias, entre outras:

 

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

1º – Monstro monstruoso da caverna cavernosa, de Rosana Rios. Com equipe BSP.

8 – Tudo bem ser diferente, de Todd Parr. Com equipe BSP.

15 – Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. Com equipe BSP.

22 – Galinda, uma mãe muito especial, de Vanessa Meriqui. Com equipe BSP.

29 – A panela mágica, de Eraldo Miranda. Com equipe BSP.

Sábados e domingos, às 16h.

2 – Príncipe Adil e os leões, de Amina Shah. Com Histórias em Movimento.

3 – A bofetada, recontado por Catherine Gendrin. Com a Cia. Pé do Ouvido.

9 – Hamlet, de William Shakespeare. Com a Cia. Som em Prosa. Com interpretação em Libras.

10 – Crianças famosas – Villa-Lobos, de Nereide S. Santa Rosa. Com Marina Bastos.

16 – E a árvore continuou crescendo, de Graciela Montes. Com Poesia no Espaço.

17 – O menino, a roda e o lixo, de Daniela Sudan. Com Ademir Apparício e Lucas Rafael. Com interpretação em Libras.

23 – Três príncipes, três presentes, de John Yeoman. Com Irene Tanabe.

24 – Severino faz chover, de Ana Maria Machado. Com a Cia. do Tok Tok.

30 – Circo da lua, de Eva Furnari. Com a Cia. Sete Sinos.

31 – A boneca no bolso: Vasalina, a Sabida, de Clarissa Pinkola Estés. Com Lilian Marchetti.

 

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 15h às 16h

6 – Cama de gato.

13 – Estoura balões temático (em referência ao Dia Nacional da Poesia).

20 – Jogo da velha com material reciclável.

27 – Bolhas gigantes.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BSP. A partir de 6 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quintas-feiras, das 15h às 16h.

7 – Carnaval tardio: confecção de adereços de carnaval.

14 – Dia Internacional da Mulher e da Poesia: produção de cartões para presentear (em referência ao Dia Internacional da Mulher e Dia Nacional da Poesia).

21 – Barquinhos navegantes: construção de brinquedo com materiais de baixo custo.

28 – Personagens divertidos: confecção de bonecos com farinha e bexigas.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11h às 11h45. Domingos, das 11h30 às 12h15 (nos dias 17 e 31, a atividade acontece no Parque da Juventude, dentro do programa Domingo no Parque).

JOVEM

LUAU BSP – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição. Quintas-feiras, das 12h30 às 13h30.

ADULTO

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Fim, de Fernanda Torres. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição. Quinta-feira, dia 21, das 15h às 17h.

 

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga apostam em posturas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa e contemplam o alongamento, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a concentração na respiração e o relaxamento. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 10h às 11h (novo horário!).

 

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Ana Paula Maia, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura 2018. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Sábado, dia 23, das 11h às 13h.

 

SARAU NA BSP – Literatura, canto e poesia. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Coordenação de Terezinha Rocha. Não é necessário fazer inscrição. Domingo, dia 17, das 14h30 às 16h30.

OFICINA O RISCO DA CANETA – Usando exercícios criativos, troca de referências, textos teóricos, entrevistas e relatos de processos artísticos, a oficina tem o intuito de estimular a escrita, desenvolver procedimentos de criação e apresentar mulheres poetas expoentes da literatura contemporânea, especialmente do Spoken Word e relacionadas com a literatura falada. As participantes serão estimuladas a “soltar o verbo” e desdobrar as possibilidades formais da poesia oral e escrita, além de fomentar o diálogo sobre o lugar da mulher nas produções literárias. Com Luiza Romão. Carga horária: 6 horas. Atividade voltada para mulheres a partir de 14 anos. Inscrições: a partir de 1º de março, pelo link www.bsp.org.br/inscricao . Terça e quinta-feira, dias 19 e 21, das 15h às 18h.

MAKER: OFICINA DE MANUTENÇÃO RESIDENCIAL BÁSICA – MÓDULO ELÉTRICA BÁSICA – A ideia é capacitar mulheres para que consigam resolver pequenos percalços domésticos sozinhas ou possam acompanhar serviços realizados por profissionais de forma ainda mais consciente. Neste módulo, a participante irá aprender a trocar uma tomada, trocar luminária e a resistência do chuveiro. Com o Curso das Manas. Para mulheres e meninas a partir de 12 anos. Inscrições: a partir de 1º de março, pelo link www.bsp.org.br/inscricao . Sábado, dia 30, das 14h às 17h.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

CURSO DE LIBRAS – MÓDULO BÁSICO – Indicado para quem deseja iniciar o estudo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação e interação social e profissional com surdos. Aulas ministradas por um professor ouvinte e outro surdo; metodologia bilíngue Libras-português. Com Thalita Passos e Samuel Ferreira. Indicado para pessoas acima de 16 anos. Carga horária: 24h30. Inscrições: a partir de 15 de março, pelo link www.bsp.org.br/inscricao . Terças-feiras, de 16 de abril a 28 de maio, das 14h às 17h30.

TODOS OS PÚBLICOS

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Terças-feiras, das 15h às 16h (dia 5 não haverá sessão).

BSP ATÉ VOCÊ – PROJETO APROXIMAÇÃO – Toda semana, um grupo de funcionários realiza atividades recreativas e culturais na quadra esportiva da comunidade Zaki Narchi com as crianças que ali moram. Com equipe BSP. Local: Comunidade Zaki Narchi. Em caso de chuva a atividade será cancelada. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.

 

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO  – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição. Sextas-feiras, das 16h30 às 17h.

1º – A guerra das salamandras, de Karel Capek.

8 – Trechos das obras de Patrícia Campos Mello.

15 – A bibliotecária de Auschwitz: um romance baseado numa história real, de Antonio G. Iturbe.

22 – Aquecimento Segundas Intenções: Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos: duas novelas, de Ana Paula Maia.

29 – Vidas secas, de Graciliano Ramos.

 

JOGOS PARA TODOS! – Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Sábados, das 11h às 13h.

DOMINGO NO PARQUE – Domingos, dias 17 e 31, no Parque da Juventude.

11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no Ninho, com equipe BSP.

12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Atenção: nos dias 3, 10 e 24, o programa Lê no Ninho será realizado dentro da BSP.

17 – Com a Cia. Malas Portam.
31 – Com a Cia. Duo Encantado.

SALA DE VIDEOGAMES  – A BSP oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com os jogos de videogame mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. De terça a sexta, das 9h30 às 18 horas. Aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Biblioteca de São Paulo

Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP) (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).

Tel.: (11) 2089-0800.

Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.

Atividades gratuitas.

 https://bsp.org.br/