Venha aproveitar seu início de férias na Biblioteca de São Paulo


Para quem visita a capital paulista ou mora na cidade, a Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo), tem opções para pessoas de todas as idades darem início às férias. Todas as atividades são gratuitas e entre os destaques da programação do último mês do ano estão as contações de histórias realizadas às sextas-feiras, às 15h, com a equipe da biblioteca e aos sábados e domingos, às 16h, com grupos convidados.

No dia 1º de dezembro, o Domingo no Parque leva várias atividades realizadas normalmente dentro da BSP para o Parque da Juventude. O domingo começa com sessões do Lê no Ninho, às 11h, com a equipe BSP, e abre espaço para a leitura e contações de histórias com a Cia. Malas Portam, das 12h às 16h. Outra opção é o Clube de Leitura, marcado para 19 de dezembro, das 15h às 17h, e que terá como tema o livro “Só faltou o título”, de Reginaldo Pujol Filho. Para participar da atividade, com a equipe BSP, não é necessário fazer inscrição. Quem procura espaço para compartilhar canto, poesia e música encontra, em dezembro, o Sarau na BSP, com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, no dia 8, das 14h30 às 16h30. O encontro, para o qual basta chegar para participar, é coordenado por Terezinha Rocha.

100 Melhores ONGs

A SP Leituras acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Melhores ONGs, que elege as 100 entidades do país que mais se destacam por seu trabalho em prol da sociedade, com boas práticas de gestão e transparência. A iniciativa do Instituto Doar, que foi criada em 2017, já havia contemplado a instituição no ano passado. Criada em 2010, a SP Leituras gere, para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Centro Cultural de Estudos Superiores Aúthos Pagano e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “receber pela segunda vez essa premiação vem reforçar a ideia de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho de incentivo e promoção da leitura, cultura e conhecimento em diversas frentes e com múltiplas ações”.

Dica do mês

A sugestão para dezembro é que você venha conhecer e aproveitar a programação da biblioteca. Mas também encontre tempo de ir até a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que comemorará aniversário de 5 anos, com uma série de atividades especiais nos dias 7 e 8 de dezembro. Entre elas, haverá espetáculo de teatro, contações de histórias e oficinas. A BVL fica dentro do Parque Villa-Lobos, à avenida Queiroz Filho, 1.205, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista.

Importante acrescentar que a BSP e a BVL estarão fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. A BVL fará seu inventário anual nos dias 2 e 3 de dezembro e a BSP nos dias 16 e 17, datas nas quais não será possível fazer empréstimo de livros nas duas unidades.

Acesse, no link, a programação (sujeita a alterações) de dezembro na BSP: https://bsp.org.br/wp-content/uploads/2019/11/web-GuiaBSP-dez2019.pdf