Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo realiza cursos em junho


Curso sobre gestão de mídias sociais para bibliotecas e webinar sobre literatura indígena fazem parte da programação de cursos online de junho do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). O Sistema é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a Organização Social SP Leituras (pelo terceiro ano consecutivo eleita entre as 100 Melhores ONGs do Brasil) como parceria em sua operação.

Estão abertas as pré-inscrições para o curso online e gratuito “Gestão estratégica de mídias sociais para bibliotecas”, que será realizado de 22 a 25 de junho, das 15h às 17h30, em http://siseb.sp.gov.br/agenda/. Já o webinar “Literatura indígena: a produção autoral contemporânea e seus ensinamentos” está marcado para o dia 29 de junho, das 15h às 17h e terá suas inscrições abertas a partir do dia 15. A atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI e faz parte da programação do Festival Literário do Vale do Ribeira 2021, resultado de parceria com a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

O curso tem carga horária de 10 horas. As aulas apresentarão conceitos e ferramentas para utilização de mídias sociais de maneira estratégica abordando planejamento, métricas, conteúdos e posicionamento de forma a contribuir para o diálogo das bibliotecas com o público. Confira o público-alvo e os pré-requisitos: trabalhar em bibliotecas de acesso público (70% das vagas para São Paulo e 30% para outros Estados brasileiros); ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga. Mayara Cabral, mestranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e criadora do Biblio Mkt, projeto cuja missão é ajudar bibliotecas e profissionais da Biblioteconomia a se posicionarem no mundo digital, será a palestrante.

O webinar, com carga horária de 2 horas, apresentará o panorama histórico da literatura indígena destacando as autoras, os autores, suas obras e origens. A atividade é destinada a profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação e outros interessados. A atividade será conduzida por Julie Dorrico e Fábio Martinelli Casemiro. Julie é doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pesquisadora e curadora de Literatura Indígena. Fábio é poeta, músico, professor de história e de literatura. Atualmente estuda as representações de natureza na literatura brasileira em seu trabalho de pesquisa de pós-doutorado junto ao curso de Letras da UNIFESP.

Saiba mais em www.siseb.sp.gov.br.

Curso – Gestão estratégica de mídias sociais para bibliotecas

De 22 a 25 de junho, das 15h às 17h30 (carga horária: 10 horas).
Pré-inscrições até 6 de junho (vagas limitadas) em http://siseb.sp.gov.br/agenda/.
Público-alvo e pré-requisitos: trabalhar em bibliotecas de acesso público (70% das vagas para São Paulo e 30% para outros Estados brasileiros); ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga.
Divulgação dos selecionados: até 15 de junho.
Condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas na pré-inscrição.

Webinar – Literatura indígena: a produção autoral contemporânea e seus ensinamentos

29 de junho, das 15h às 17h (carga horária: 2 horas).
Inscrições a partir de 15 de junho em http://siseb.sp.gov.br/agenda/.
Público-alvo: profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação e outros interessados.
Haverá tradução em Libras.