Seminário internacional discute desafios das bibliotecas com especialistas


A 12ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Bibliotecas para todos nós, para hoje e para o futuro será realizada de 2 a 6 de agosto, de forma on-line. A centralidade dos debates está no impacto da pandemia nas bibliotecas e as novas possibilidades e experiências que dele derivam. O evento é parte integrante de um conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, gerenciadas e executadas pela SP Leituras. A programação é gratuita e tem inscrições (para cada uma das atividades) disponíveis em https://siseb.sp.gov.br/biblioteca-viva/.

Estarão em pauta a formação de acervos inclusivos e diversos, a relação de acolhimento das bibliotecas com suas comunidades, a participação ativa da sociedade civil na construção de políticas públicas culturais, e as experiências bem-sucedidas de clubes de leitura no formato virtual e presencial. Entre os convidados, Cornelia Vonhof, da Stuttgart Media University, na Alemanha, aborda os desafios, tendências e atuação social das bibliotecas no cenário pós-pandêmico em palestra que será mediada pelo diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht. Já Ailton Krenak, líder indígena e ambientalista, e a poeta pernambucana Cida Pedrosa trazem seus pontos de vista, em uma mesa-redonda, mediada por Bianca Santana, sobre leituras, literaturas e bibliotecas. Destaque, ainda, para a conversa sobre curadoria e formação de acervos inclusivos e diversos, com Cida Fernandez, do Centro de Cultura Luiz Freire; Hosana de Moraes Santos, da SP Leituras; e Maria das Graças Castro, da UFG / FEBAB, com mediação da vice-presidente da FEBAB, Adriana Ferrari. Também consta das atividades, o debate sobre letramentos informacional, literário e digital, que tem, entre seus convidados, o colombiano Juan Pablo Angarita Bernal, especialista em cultura digital da Secretaria de Cultura, Lazer e Esportes de Bogotá.

Mesas-redondas multidisciplinares, conversas com diferentes recortes dentro deste universo temático, apresentação de painéis com experiências bem-sucedidas e inspiradoras de bibliotecas brasileiras e palestras integram a programação.

Serviço

12ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Bibliotecas para todos nós, para hoje e para o futuro
De 2 a 6 de agosto, on-line.
Inscreva-se em http://siseb.sp.gov.br/agenda/.
Acompanhe a programação em http://siseb.sp.gov.br/biblioteca-viva/.
O evento virtual terá programação com transmissão ao vivo no canal do SisEB no YouTube em https://www.youtube.com/sisebsp.

Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura).
Execução: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)
Parceria: Goethe-Institut São Paulo
Apoio institucional: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Piracaia na Cultura, Instituto Cultura Etc., Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André e Rede LEQT.