Rodrigo Ciríaco ministra oficina online Pedagogia dos Saraus no programa Praler


No âmbito do programa Praler – Prazeres da Leitura, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o escritor e educador Rodrigo Ciríaco vai ministrar, no dia 7 de agosto, das 15h às 17h, a oficina online Pedagogia dos Saraus: Teoria e Prática Literária Educativa – inscrições gratuitas no site www.siseb.sp.gov.br/agenda. O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e tem a SP Leituras, organização social de cultura, como parceira em sua operação.

Na oficina, Ciríaco faz uma reflexão sobre sua trajetória pedagógica e poética, a partir da aplicação dos saraus como ferramenta didática no estímulo à leitura, ao desenvolvimento da escrita e à criação literária. Expoente da literatura marginal e de periferia, o autor usa sua experiência para ensinar técnicas que ajudam a despertar a criatividade e fazer com que os alunos escrevam mais livremente. Tem quatro livros publicados: “Te Pego Lá Fora”, “100 Mágoas”, “Vendo Pó…esia” e “Menino Moleque Poeta Serelepe”.

Criado em 2008 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Praler – Prazeres da Leitura tem como finalidade promover e desenvolver o gosto pela leitura em populações potentes que vivem em territórios com características de vulnerabilidade social. O programa, seu conjunto de ações e as parcerias estratégicas atuam para apoiar processos individuais de recuperação e resgate de autoestima tendo o livro, a leitura e a literatura como instrumentos de promoção social, cultural e de cidadania.

Os objetivos do Praler têm sido alcançados. De 2011 a 2019, foram realizadas 319 ações, com 9.242 participações, em 57 diferentes instituições, de quatro municípios do Estado de São Paulo.

– Oficina Online Pedagogia dos Saraus: Teoria e Prática Literária Educativa

Com Rodrigo Ciríaco

Dia 7 de agosto, das 15h às 17h

Público-alvo: Equipes e públicos das organizações parceiras do programa, e profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e outros interessados.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Acessibilidade: haverá tradução simultânea em Libras.

Importante: O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes da atividade.
Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.

Assessoria de Imprensa – SP Leituras

Alessandro Giannini, Ana Paula Campos e Sofia Mariano

comunicacao@spleituras.org

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243/ (11) 99240-5718

Davi Franzon – (11) 93411-6428

imprensaculturasp@sp.gov.br