Programação especial na Biblioteca de São Paulo conta com oficinas maker


Sem saber onde aproveitar as férias de janeiro? A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo) é destino certo para quem quer se divertir e não gastar nada! Tudo aqui é gratuito e a programação especial desse período tem oficinas maker que prometem fazer a alegria das crianças a partir de 7 anos. No sábado, dia 11, os pequenos vão criar uma luminária de super-herói e no dia 18, é a vez de construírem sabre de luz, que remete à saga “Star Wars”. Tudo com o pessoal da Escola de Inventor, das 14h às 16h. Vale lembrar que as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.

Mas não é só oficina maker que consta da programação de janeiro. Há muito mais como a especial partida simultânea de xadrez com o Grande Mestre Mequinho, marcada para o dia 25, das 11h às 14h. A atividade, indicada para jogadores com conhecimento médio das partidas (são 20 vagas) e que tenham a partir de 12 anos, tem inscrições abertas a partir das 10h do dia 10 de janeiro pelo link www.bsp.org.br/inscricao . E a oficina Tiras, Cartuns e HQ, com Caco Galhardo, nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 18h (carga horária: 8 horas). Para participar é necessário fazer inscrição a partir de 14 de janeiro, às 10h, pelo mesmo link. Caco tem uma tira diária na Folha de São Paulo, 11 livros publicados e colaborações para publicações como Piauí e The Economist.

Se ler mais é um de seus desafios para 2020, a BSP pode ajudá-lo – não só com o acervo – mas também com o Clube de Leitura, que mensalmente apresenta um título para debate. O encontro de janeiro está marcado para o dia 23, das 15h às 17h, e será centrado em obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019: “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro. Quer cuidar melhor do corpo no ano que começa? Temos também o Compartilhando Saberes: Yoga, programado para os dias 11, 18 e 25, sábados, das 10h às 11h30, com Amanda Velloso. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Tudo grátis e para você!

Dica do mês

Aproveitar as férias na BSP é a dica de janeiro, pois há muito a aproveitar na biblioteca, além de nossa programação especial de férias, como nosso acervo, nossos serviços e os programas permanentes que contemplam as várias faixas etárias. O que não falta é atividade que reúne diversão e saber por aqui. Os pais e/ou responsáveis podem trazer, aos sábados e domingos, às 11h, os pequenos entre 6 meses e 4 anos para participar, por exemplo, das sessões de Lê no Ninho e sair da biblioteca com um kit para reproduzir a experiência – que aproxima os pequenos dos livros – em casa. As contações de histórias, por sua vez, enchem a Oca de alegria e acontecem sempre às sextas-feiras, às 15h, com a equipe da biblioteca, e aos sábados e domingos, com grupos convidados, às 16h.  Ainda há o Pintando o 7, o Brincando e Aprendendo, os Jogos Sensoriais e muito mais, em uma programação divertida e gratuita distribuída pela semana toda, para quem chegar e quiser transformar suas férias em algo mais que especial. Não abre mão do videogame? Pois aqui também há uma sala com jogos eletrônicos disponíveis. Como se vê, é lugar para todos aproveitarem, cada um à sua maneira. Isso sem falar em nosso acervo de livros (inclusive obras em braile) e de jogos (sim, nossa Brinquedoteca está recheada de boas oportunidades de jogar com os amigos ou em família).

Confira, clicando aqui, a programação completa (sujeita à alterações) do mês na sua BSP.