Oficina O Lugar LGBTQIA+ no Videoclipe Brasileiro Contemporâneo tem inscrições abertas na Biblioteca Parque Villa-Lobos


Promovida pela Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), a Oficina O Lugar LGBTQIA+ no Videoclipe Brasileiro Contemporâneo, marcada para os sábados de abril, está com inscrições abertas em www.bvl.org.br/inscricao (vagas limitadas). Indicados para maiores de 16 anos, os encontros online e gratuitos serão comandados por Rodrigo Ribeiro Barreto, sempre das 10h às 13h. A atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A BVL é equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

A oficina fará recorte histórico da representação genérico-sexual na produção brasileira de videoclipes da segunda década do século XXI, quando se intensificou a atuação de artistas assumidamente pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Serão abordadas as relações entre questões produtivas do campo do videoclipe, elementos estruturais das obras selecionadas e estratégias representacionais das dicotomias, das fronteiras e das ressignificações de gêneros e sexualidades. Desde 2014, Barreto é professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, no campus de Porto Seguro, com atuação na área de Humanidades e Artes. Em termos temáticos, sua prática, pesquisa e docência podem ser divididas nos seguintes eixos: interpretação e elaboração de diferentes tipos de obras audiovisuais; discussão de questões estéticas, poéticas e analíticas; abordagens sobre a contemporaneidade e identidades; bem como questões de gênero e sexualidades.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Vale acrescentar que a BVL ficará com as atividades presenciais suspensas até 30 de março, atendendo às novas medidas do Plano São Paulo, que colocam o Estado na Fase Emergencial. Para saber mais sobre a programação da biblioteca, acesse o site www.bvl.org.br, além de nossas redes sociais.

Oficina O Lugar LGBTQIA+ no Videoclipe Brasileiro Contemporâneo 

Com Rodrigo Ribeiro Barreto

Sábados, dias 3, 10, 17 e 24 de abril, das 10h às 13h.

Indicado para maiores de 16 anos.

Atividade online.

Vagas limitadas.

Inscrições abertas pelo link www.bvl.org.br/inscricao.