Julho é mês de novas oficinas e cursos nas bibliotecas estaduais


Para quem busca novas ideias e mais inspiração, vêm aí opções oferecidas em nossa programação de julho com oficinas, cursos e bate-papo. São atividades gratuitas, on-line e presenciais, da Biblioteca de São Paulo (BSP), da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Pensando em mexer na terra e aprender, na prática, como fazer o manejo de uma mini-horta? A dica é participar da oficina Fui Lá e Plantei, que acontece na BSP, dia 25 de julho, das 11h às 12h30, com as inscrições abertas em www.bsp.org.br/inscricao. Já na BVL, a proposta da oficina online Ler-escrever poesia é mergulhar em poemas de autores consagrados e perceber o que eles ensinam aos novos poetas. E a roda de conversa sobre negritude LGBTQIA+, marcada para o dia 31 de julho, é um convite à reflexão sobre trajetórias de vida de pessoas marcadas pelas intersecções de gênero, raça/cor, classe e orientação sexual. Confira as datas e inscreva-se em www.bvl.org.br/inscricao. No Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, a oficina online de dramaturgia, marcada para o dia 29 de julho, aborda a escrita de monólogos, sob orientação de Carol Pitzer. As atividades têm vagas limitadas. Confira abaixo as datas e informações, e não perca a oportunidade de conhecer algo novo e desenvolver talentos.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Importante lembrar que a BSP e a BVL estão com atividades presenciais de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, atendendo às medidas da fase de transição do Plano São Paulo. Para saber mais sobre a programação das bibliotecas, acesse os sites www.bsp.org.br e  www.bvl.org.br e nossas redes sociais.

Biblioteca de São Paulo
Fui Lá e Plantei: oficina prática de microgreens (Mini-horta). Presencial. Domingo, 25 de julho, das 11h às 12h30. Com Moetá. Indicada para maiores de 14 anos. Inscrições abertas em www.bsp.org.br/inscricao. Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana.

 Biblioteca Parque Villa-Lobos
Ler-escrever poesia: oficina.
On-line. Dias 28, 29 e 30 de julho, das 15h30 às 17h30. Com Tarso de Melo. Indicada para maiores de 16 anos. Inscrições a partir de 6 de julho em www.bvl.org.br/inscricao.

Roda de Conversa – Negritude LGBTQIA+: uma conversa inicial. On-line. Sábado, 31 de julho, das 15h às 17h. Com Bruno Pereira da Silva, Camila Sthefanie de Matos Gomes, Gabriel da Silva Brito e Luiz Henrique Passador. Indicada para maiores de 16 anos. Inscrições a partir de 13 de julho em www.bvl.org.br/inscricao. Atividade em parceria com a UNIFESP.

Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano

Oficina Dramaturgias do “Eu” – A escrita monológica. On-line. Dia 29 de julho, das 10h às 13h. Com Carol Pitzer. Indicada para maiores de 16 anos. Inscrições a partir de 14 de julho em www.centroculturalauthospagano.org.br/inscricao.