FLIV começa no sábado, 19 de outubro, no interior de São Paulo


A nona edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), que conta com a colaboração da SP Leituras, começa no dia 19 de outubro, sábado. Serão mais de 450 atividades até 27 de outubro, realizadas em uma megaestrutura que contará com áreas batizadas com nomes de algumas obras assinadas pela escritora homenageada este ano: Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura. Vale ressaltar que a Biblioteca Pública Castro Alves, de Votuporanga, faz parte do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

No total, 17 espaços integrados ao Parque da Cultura, além do Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, recebem o evento. Como ressalta Sílvia Stipp, Secretária de Cultura e Turismo e Votuporanga (SP), “o festival cresce a cada ano e isso faz com que busquemos alternativas para atender com qualidade e comodidade quem vem ao FLIV”.

Livrarias e editoras também terão espaço no evento, na área Cantos e contos, garantindo maior comodidade e conforto aos leitores. A novidade deste ano fica com o novo galpão, que se chamará Outro Mundo, onde o público terá contação de histórias, oficinas e intervenções. Já o pátio do Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali, durante o Fliv será reconhecido como Rimas e Versos e palco para aulas livres de danças urbanas, encontro com Renan Inquérito, entre outras atividades. No primeiro piso do prédio, estão o Mundo Encantado, para a Primeiríssima Infância, o Feito à mão, para o artesanato, o Cinema Cultural, o Auditório Externo e a Sala de Oficinas. Já no segundo piso, estão a Biblioteca Municipal Castro Alves, a Brinquedoteca, a Sala de Oficinas e a Varanda Cultural. Também acontecerão atividades no terceiro piso, onde está o Museu Municipal Edward Coruripe Costa.

Este ano, o Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo será palco do espetáculo teatral “Morte e Vida Severina”, do Instituto Federal de São Paulo – IFSP de Votuporanga, e da roda de conversa com a escritora homenageada Paula Pimenta.

Edição de 2019

O 9º Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2019 é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Prefeitura de Votuporanga. Recebe o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – PROAC. Tem o patrocínio das empresas Sabesp, Ambev e Facchini e o Co-Patrocínio da Levity, Unifev e Itamarati. As empresas apoiadoras do FLIV são Cantoia Figueiredo, Básica, Porecatu Supermercados, Converd, Fiorilli Software e BIM Ferro Velho São Paulo. O evento conta com a colaboração da Casa das Rosas, Pontos MIS e SP Leituras, a promoção da TV TEM e execução da Associação Paulista de Amigos da Arte – APAA.

Abertura com show

A abertura oficial será realizada no palco externo do Parque da Cultura, a partir das 20h, com a apresentação dos parceiros do evento e a inauguração de melhorias no local feitas pela Prefeitura de Votuporanga. Logo após, terá início o pocket show da cantora Paula Lima, que traz para a cidade a apresentação “Soul Lee”, espetáculo no qual interpreta canções de Rita Lee. A entrada é gratuita e aberta ao público de toda a região.

Curador é da SP Leituras

Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, é o curador do evento. Como ele ressalta no material de divulgação do festival, “uma comunidade que se permite festejar a literatura é um luxo! Mas um luxo essencial. Está repetindo um gesto que vem de tempos imemoriais: a coletividade se reunindo para pensar, ouvir e contar. O LIV é uma festa deste tipo. Como toda festa, ele se constrói com encontros. E o que alimenta a festa são os cantos e as vozes das mais diversas pessoas”.

“Trouxemos para este FLIV vozes muito diferentes, expressas de modos também muito diversos. Este ano, o festival homenageia, de um lado, um fenômeno de identificação com o público jovem – a autora Paula Pimenta – e, de outro, a essencial escritora Maria Valéria Rezende. E traz uma seleção de autores e artistas de grande diversidade. É uma felicidade podermos nos apropriar do título ‘Outros Cantos’, de Maria Valéria, para servir como mote para este Festival. Afinal, é disso que se trata: promover uma festa para ouvirmos os cantos vindos de todas as vozes, e de todas as formas. Traga sua voz para a festa!”, convida ele.

Para saber mais sobre o FLIV deste ano, acesse: www.flivotuporanga.com.br e https://www.facebook.com/flivotuporanga/

Confira a programação completa, clicando aqui.

This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.