Bibliotecas estaduais celebram o Dia da Biblioteca com consolidação do espaço virtual


Hoje, 9 de abril, é o Dia da Biblioteca. Com os desafios impostos pela pandemia, a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) comemoram a data com seus espaços reinventados. Desde dezembro, soma-se ao ambiente físico a BSP Digital (site, Apple Store e Google Play) e a Tocalivros (site, Apple Store e Google Play) com um acervo de mais de 1,4 mil títulos entre e-books e audiolivros. Para acessar esse serviço é necessário ser sócio das bibliotecas, e os interessados podem fazer o cadastro online nos sites da BSP e BVL. Ambas são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Localizada na zona norte da capital paulista, no Parque da Juventude, a BSP tem 11 anos e a BVL, inserida no Parque Villa-Lobos, abriu suas portas em 2015. Estes espaços foram concebidos com foco no conceito de Biblioteca Viva, de incentivo à leitura na formação dos cidadãos, e estão estruturados em três pilares: acervo físico e digital, programação cultural, e serviços como o de assistência social, que oferece acolhimento e auxilia pessoas que vivem nas comunidades próximas. Além disso, as bibliotecas funcionam como laboratório de práticas da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, sediando permanentemente cursos e eventos organizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), voltados para a capacitação das equipes das bibliotecas públicas municipais, integrantes do sistema.

Com as atividades presenciais suspensas até 11 de abril, atendendo às medidas de prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo, a BSP e a BVL não pararam e estão oferecendo uma série de opções online. São oficinas, bate-papos e atividades para públicos de todas as idades, como os Clubes de Leitura e o do Audiolivro e o programa Segundas Intenções, de encontros com escritores sobre suas obras e trajetórias na literatura. Confira a programação em http://www.bsp.org.br/http://www.bvl.org.br/.

Premiações

Por sua atuação, têm recebido reconhecimento público por meio de diversas premiações nacionais e internacionais.

A BSP esteve entre as finalistas do International Excellence Awards 2018, da Feira do Livro de Londres, na categoria Biblioteca do Ano. Além deste, recebeu o Prêmio IPL 2016 como Melhor Biblioteca do Ano, promovido pelo Instituto Pró-livro, e o Prêmio Ações Inclusivas 2013 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A BVL também foi finalista no International Excellence Awards, sendo considerada uma das três melhores bibliotecas do mundo em 2019.  Em 2018, foi uma das cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano, promovido pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Instituições (IFLA) e no mesmo ano recebeu a distinção de Honra ao Mérito no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, realizado pelo Instituto Pró-Livro.