Mês do livro encerra com novas atividades nas bibliotecas


Para encerrar o mês dedicado ao livro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) e a Biblioteca de São Paulo (BSP) trazem novas atividades. A programação inclui oficinas, palestra com escritor e clube do audiolivro. A BVL e a BSP são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Na BVL, a oficina “Introdução à HQ”, conduzida por Thiago Souto Pereira, tem início no dia 28 de abril e apresentará aos participantes as inúmeras possibilidades de linguagens neste gênero, que vão além do universo dos super-heróis. O evento online é indicado para maiores de 14 anos e as inscrições estarão abertas a partir de 19 de abril.

Na BSP, a oficina “A literatura como ciência e a ciência como literatura”, com Tiago Germano, provoca o debate e busca ampliar a visão a respeito dessas duas áreas do saber, consideradas por muitos de pouca relevância no cotidiano. A atividade online será realizada em três encontros, sempre aos sábados, a partir de 15 de maio, das 9h às 13h, e integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Unifesp. Inscrições a partir do dia 23 de abril.

Outra opção online na BSP, também no dia 15 de maio, é a palestra “Homofobia não cabe na democracia”, com o escritorJoão Silvério Trevisan, que aborda o problema, suas causas e consequências para toda a sociedade. As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de abril. Há também o clube do audiolivro, com o título “A revolução dos bichos”, uma fábula escrita por George Orwell que narra a revolta dos animais de uma granja contra seus donos.  A atividade, realizada em parceria com o Metrô e a Toca Livros, é indicada para jovens de 11 a 14 anos e acontece no 18 de maio, das 14h30 às 16h, com inscrições a partir de 28 de abril.

Para inscrever-se e participar, confira os detalhes a seguir:

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Oficina Introdução à HQ
Dias 28 e 29 de abril, das 15h às 17h. Atividade online.
Com Thiago Souto Pereira. Venha conhecer esta linguagem que vai além do universo dos super-heróis. Indicado para maiores de 14 anos.
Inscrições a partir do dia 19 de abril pelo link www.bvl.org.br/inscricao.
Vagas limitadas.


Biblioteca de São Paulo

Oficina A literatura como ciência e a ciência como literatura
Sábados, 15, 22 e 29 de maio, das 9h às 13h. Atividade online.
Com Tiago Germano. Estimula o debate a respeito de áreas do saber que muitos julgam ter um baixo impacto em seu cotidiano.
Esta atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Unifesp.
Inscrições a partir de 23 de abril pelo link www.bsp.org.br/inscricao.
Vagas limitadas.

Palestra: Homofobia não cabe na democracia
Sábado, 15 de maio das 16h às 17h30. Atividade online.
Com João Silvério Trevisan. Discute o preconceito, suas causas e consequências para toda a sociedade.
Inscrições a partir de 22 de abril pelo link www.bsp.org.br/inscricao.
Vagas limitadas.

Clube do audiolivro
Terça-feira, 18 de maio, das 14h30 às 16h. Atividade online.
Com equipe BSP. Livro no centro do debate: “A revolução dos bichos – A fazenda dos animais”, de George Orwell, adaptado para o público infantojuvenil, com narração de Fábio Porchat. Indicado para jovens de 11 a 14 anos. Atividade realizada em parceria com o Metrô e a Toca Livros. Os inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo do audiolivro gratuitamente.
Inscrições a partir de 28 de abril pelo link www.bsp.org.br/inscricao.
Vagas limitadas.


Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Importante lembrar que a BSP e a BVL estão com as atividades presenciais suspensas, no mínimo, até 18 de abril, atendendo às medidas da fase vermelha do Plano São Paulo. Para saber mais sobre a programação das bibliotecas, acesse os sites www.bsp.org.br/ e www.bvl.com.br, e as redes sociais da @BSPbiblioteca e @BVLbiblioteca.