Biblioteca de São Paulo tem programação especial sobre a Bolívia, recebe Glauco Mattoso e participa da Jornada do Patrimônio e da Virada Sustentável


A programação especial Expressões da Bolívia, com atividades de dança, música, gastronomia e artesanato, é um dos destaques de agosto na Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil). O evento está marcado para 3 de agosto e acontece em comemoração ao Dia da Independência daquele país, celebrado em 6 de agosto. A organização é de Rocio Quispe Yujira, do Coletivo Sí Yo Puedo!, e vai das 10h às 16h, com oficinas, intervenções e apresentações artísticas com grupos folclóricos, entre outras atrações. Há ainda contações e outras opções em referência à data espalhadas pelo mês (confira os detalhes na programação).

Já o programa Segundas Intenções, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, recebe, este mês, o escritor Glauco Mattoso. O encontro será realizado no sábado, dia 31, das 11h às 13h. Mattoso tem cerca de 30 livros publicados e costuma abordar, em suas obras, temas como violência e discriminação. O escritor, que é ensaísta, poeta, ficcionista, tradutor e letrista, se dedica também aos sonetos.

A BSP participa também da Jornada do Patrimônio 2019 com sessões da Hora do Conto nos dias 17 e 18 de agosto (com o grupo Ginga e Prosa e Os Fabulistas, respectivamente), sempre às 16h. Ainda dentro da Jornada, a biblioteca realizará os Jogos do Patrimônio, com atividades que testam a memória e os conhecimentos sobre os principais e eventos e monumentos da cidade, no domingo, dia 18, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

A programação ainda tem, entre seus destaques, a presença na Virada Sustentável, com a Cia. Malas Portam, que apresenta o Malas Portam Histórias, no sábado, dia 24, às 14h, e a dupla Lili Flor & Paulo Pixu que interpreta contos ecológicos, dia 25, às 14h30. Quem não perde o Clube de Leitura deve marcar na agenda o dia 22, pois, às 15h, na BSP, o tema será o livro Frankenstein, de Mary Shelley.

Dica do mês

As atividades e serviços ligados à tecnologia são as dicas do mês de agosto na sua BSP. A sala de videogames é parada obrigatória no espaço, que conta ainda com wi-fi gratuito e computadores com conexão com a Internet. Os jogos eletrônicos estão disponíveis de terça a sexta, das 9h30 às 18h; e aos sábados e domingos, das 10h às 18h; as vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Tudo grátis!

Saiba tudo, clicando aqui.