Biblioteca de São Paulo realiza oficinas gratuitas em setembro


A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem várias oficinas gratuitas que trabalham a criatividade marcadas para setembro e estará aberta normalmente no feriado de 7 de setembro. A biblioteca, que alcançou em agosto a marca de 3 milhões de visitantes, promove, no dia 14, sábado, a Oficina Literária – Escrita de Fábulas, com Clóvis Girlades (não é necessário fazer inscrição); nos dias 24, 25 e 26, a Oficina Vamos Brincar de Poesia?, com Rebeca Gelse Rodrigues (inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao); no dia 28, sábado, a Oficina Minha Vida em Quadrinhos, com Carol Ito (inscrições a partir das 10h do dia 3 de setembro, pelo link www.bsp.org.br/inscricao). Confira os detalhes abaixo e a disponibilidade de vagas no site.

O Clube de Leitura de setembro traz para o centro do debate a obra C.A – cotidiano anônimo, de Fabrizio Dsc, no dia 19. E há espaço também para a música em nossa programação. Com organização do Sesc Santana, Vespertino – Série Erudito e Popular vem aí, no dia 15, com o Quinteto Aralume e a apresentação intitulada O universo musical de Ariano Suassuna (não é necessário fazer inscrição para participar).

Com Aderaldo Luciano dos Santos e indicado para pessoas a partir de 18 anos, professores, bibliotecários e público em geral, o Curso Cordel Brasileiro – Tradição, Diálogos e Atuação também já consta da programação da biblioteca para outubro. As vagas são limitadas e, quem quiser participar precisa inscrever-se (a partir das 10h do dia 19 de setembro) pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

Importante acrescentar que o Expresso Acesso, itinerário gratuito de ônibus que percorre o bairro do Canindé, promovendo o contato com alguns dos mais importantes equipamentos culturais de São Paulo, tem paradas na BSP nos domingos, dias 8 e 22, em oito horários: 11h30, 13h25, 15h05 e 17h (sentido Canindé – Instituto Tomie Ohtake). 12h30, 14h10, 16h05, 17h45 (sentido Instituto Tomie Ohtake – Canindé). A iniciativa tem organização do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a SP Leituras.

Também merece destaque o Viagem Literária, que prossegue pelo Estado de São Paulo, e dessa vez, passa pela BSP apresentando um pouco da Literatura Fantástica produzida no Brasil. A convidada é a escritora Flávia Muniz, com mais de 70 livros publicados, e a atividade está marcada para dia 11, às 10h. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Saiba mais em https://viagemliteraria.org.br/

Dica do mês

A dica de setembro da BSP é o Domingo no Parque. A ideia é levar um pouco do que acontece dentro da biblioteca para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude. O programa permanente da BSP reúne sempre sessões do Lê no Ninho, indicado para crianças entre 6 meses e 4 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis e abre espaço de leitura para toda a família, com apresentações de contação de histórias. Este mês, o Domingo no Parque acontece nos dias 8 e 22. No dia 8, o grupo convidado é a Cia. Mapinguary e, no dia 22, a Cia. Farnel de Artes. Que tal aproveitar a primavera para experimentar?

Confira a programação (sujeita a alterações), clicando aqui.