Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos realizam atividades para celebrar o livro


A Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) realizam, em abril, atividades temáticas para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (2), Dia de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil (18), e Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23). A BSP e a BVL são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social SP Leituras – eleita pelo terceiro ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. A programação inclui oficinas, bate-papos com escritores (dia 12, Afonso Borges, e dia 26, Angélica Freitas), clubes de leitura e do audiolivro, e muito mais.

Na BSP, o jornalista João Varella comanda a Oficina de Autoedição: Teoria + Prática com quatro encontros online (dias 20, 22, 27 e 29 de abril) e o coletivo Mulheres Negras na Biblioteca realiza, em 23 de abril, o Bate-papo: Ler Autoras Negras, Por Que Não? Estas atividades online estão com inscrições abertas em www.bsp.org.br/inscricao. Já a Oficina de Produção de Livro, com Renata Moura, será realizada presencialmente em 21 de abril para crianças acima de 5 anos (não é necessário fazer inscrição).

Na BVL, o Bate-papo: O Processo de Criação na Literatura Infantojuvenil, com mediação de Stela Barbieri, está marcado para 17 de abril e terá como base o livro “Martelos”, dos escritores Sílvia Zatz, Michel Gorski e Fernando Vilela. O evento online é indicado para maiores de 14 anos e tem inscrições abertas em www.bvl.org.br/inscricao. De forma presencial, a Oficina de Produção de Livro será realizada na BVL, sem necessidade de inscrição, no dia 18 de abril. Entre as opções nas duas bibliotecas, há também os clubes de leitura e do audiolivro. Confira os detalhes a seguir:

Biblioteca de São Paulo

Segundas Intenções 

Segunda-feira, 12 de abril, das 19h às 20h30. Atividade online.

Bate-papo com o escritor Afonso Borges. Comemoração dos 35 anos do programa Sempre um Papo. Mediação de Eric Nepomuceno e Paula Rangel.

Transmissão na página do Facebook da Biblioteca de São Paulo (BSPbiblioteca).

Não é necessário fazer inscrição.

Oficina de Autoedição: Teoria + Prática

Dias 20, 22, 27 e 29 de abril, das 10h às 12h. Carga horária: 8 horas (4 encontros). Atividade online.

Com João Varella. A atividade mostra quais são os principais passos e desafios da autopublicação, com exercícios de criatividade e apresentando as principais ferramentas para esta jornada. Indicada para maiores de 16 anos.

Inscrições abertas em www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Oficina de Produção de Livro

Quarta-feira, 21 de abril, das 12h às 13h. Atividade presencial.

Com Renata Moura. Confeccione o seu livro, com suas próprias histórias e ilustrações. Indicada para crianças acima de 5 anos.

Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (SP).

Clube de Leitura

Sexta-feira, 23 de abril, das 15h às 17h. Atividade online.

Com equipe BSP. Livro no centro do debate: “Corpo presente”, de João Paulo Cuenca. Atividade realizada em parceria com a Companhia das Letras. Os primeiros inscritos receberão instruções para realizar o download do livro gratuitamente.

Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

 

Bate-papo: Ler Autoras Negras, Por Que Não?

Sexta-feira, 23 de abril, das 17h às 19h. Atividade online.

Com Carine Souza e Juliane Sousa, do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca. Venha bater um papo sobre a importância da leitura de obras de autoras negras. Um encontro para experimentar e ampliar horizontes.

Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Clube do Audiolivro

Terça-feira, 27 de abril, das 14h30 às 16h. Atividade online.

Com equipe BSP. Livro no centro do debate: “Frankenstein”, de Mary Shelley, adaptado para o público infantojuvenil. Indicado para jovens de 11 a 14 anos. Atividade realizada em parceria com a Toca Livros. Os inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo do audiolivro gratuitamente.

Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Bate-papo: O Processo de Criação na Literatura Infantojuvenil

Sábado, 17 de abril, das 15h30 às 16h30. Atividade online.

Venha discutir os processos narrativos e de ilustração que envolvem a literatura infantojuvenil, a partir do livro “Martelos”, dos escritores Sílvia Zatz, Michel Gorski e Fernando Vilela. Mediação de Stela Barbieri. Indicado para maiores de 14 anos.

Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

 

Oficina de Produção de Livro

Domingo, 18 de abril, das 12h às 13h. Atividade presencial.

Com Renata Moura. Confeccione o seu livro, com suas próprias histórias e ilustrações. Indicada para crianças acima de 5 anos.

Não é necessário fazer inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP).

Clube do Audiolivro

Terça-feira, 20 de abril, das 14h30 às 16h. Atividade online.

Com equipe BVL. Livro no centro do debate: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, adaptado para o público infantojuvenil. Indicado para jovens de 11 a 14 anos. Atividade realizada em parceria com a Toca Livros. Os inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo do audiolivro gratuitamente.

Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Segundas Intenções

Segunda-feira, 26 de abril, das 19h às 20h. Atividade online.

Bate-papo com Angélica Freitas. Mediação de Manuel da Costa Pinto.

Transmissão na página do Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVLbiblioteca).

Não é necessário fazer inscrição.

Clube de Leitura

Sexta-feira, 30 de abril, das 15h às 17h. Atividade online.

Com equipe BVL. Livro no centro do debate: “A tristeza extraordinária do Leopardo-das-Neves”, de Joca Reiners Terron. Atividade realizada em parceria com a Companhia das Letras. Os primeiros inscritos receberão instruções para realizar o download do livro gratuitamente.

Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao.

Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos. Importante lembrar que a BSP e a BVL estão com as atividades presenciais suspensas até 11 de abril, atendendo às medidas de prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo. Para saber mais sobre a programação das bibliotecas, acesse os sites www.bsp.org.br e www.bvl.org.br, e as redes sociais da @BSPbiblioteca e @BVLbiblioteca.