Biblioteca de São Paulo celebra Dia da Leitura e participa do SP Gastronomia em outubro


Outubro é tempo de celebrar o livro, a leitura, as crianças e participar do SP Gastronomia. A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem programação intensa durante todo o mês com várias atividades temáticas e gratuitas nestas diversas frentes. Em 12 de outubro, o dia reúne isso tudo com a Oficina minichef: a cozinha encantada dos contos de fada e o espetáculo João e Maria. A oficina, que vai das 11h30 às 13h30, e tem vagas limitadas (preenchidas por ordem de chegada), será comandada pelo chef Andy Giacometti. A ideia é misturar literatura e gastronomia de forma divertida. Já a apresentação ficará por conta da Cia. Le Plat du Jour e começa às 16h (não é necessário fazer inscrição).

Ainda sobre o SP Gastronomia, há uma série de sessões temáticas em programas permanentes da biblioteca como da Hora do Conto, Leitura ao Pé do Ouvido, Jogos Sensoriais e do Clube de Leitura. Quem encabeça essa lista é o Viagem Gastronômica no dia 26 de outubro. A atividade, das 15h30 às 17h, comandada por Dolores Freixa e Solange Botura, será centrada no livro “O frango ensopado da minha mãe”, de Nina Horta. Para colocar a “mão na massa” e com foco no empreendedorismo, a Oficina de Doces Natalinos, com Danielle Trolezi, tem inscrições a partir das 10h do dia 1º de outubro (no link https://bsp.org.br/inscricao/) e aulas que acontecem nos dias 29 e 30 de outubro.

Mas a música também tem seu lugar na programação do mês com o Vespertino – Série Erudito e Popular (organização do Sesc Santana), que receberá em 13 de outubro, das 15h às 16h, o grupo Percorso Ensemble. Quem está estudando encontrará, na BSP, o Curso de Literatura Pré-Vestibular, com encontros todas as terças e quintas-feiras do mês, sempre das 14h30 às 17h. Vale destacar ainda o Segundas Intenções, que, em outubro, receberá a escritora Betty Milan para um bate-papo no dia 26, das 11h às 13h. Betty é autora de romances, ensaios, crônicas e peças de teatro e, antes de começar a escrever livros, diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e teve formação em Psicanálise na França, orientada por Jacques Lacan.

São variadas também as oportunidades em cursos na biblioteca em outubro como os sobre cordel e poesia (confira disponibilidade de vagas) e outros com inscrições este mês e realizados em novembro. Confira detalhes das atividades (sujeitas a alterações) do mês, clicando aqui.