Biblioteca de São Paulo atinge a marca de 3 milhões de visitantes


A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), alcança, em agosto, a marca de 3 milhões de visitantes.

Localizada dentro do Parque da Juventude, a biblioteca tem programação que atende públicos de diferentes faixas etárias e interesses diversos. Com oficinas, contações de histórias, cursos e atividades como xadrez e yoga, a biblioteca vai além do acervo e é praça cultural, além de Casa da Palavra e promover, sobretudo, o compartilhamento de experiências e saberes. A presença da BSP no parque faz parte do projeto de revitalização urbana no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. No entorno, ainda há muitas famílias de ex-detentos que frequentam a biblioteca. A região na qual está localizada também reúne um grande número de albergados, frequentadores assíduos do espaço.

Inaugurada em fevereiro de 2010, a BSP foi inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, faz parte do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo) e totaliza 42 mil itens (livros, DVDs, CDs, além de jogos) no acervo. Pessoas com deficiência possuem acesso integral a todos os ambientes e podem utilizar o conjunto de audiolivros, livros em Braille e demais equipamentos de acessibilidade como computadores e impressoras adaptados, scanners capazes de transformar livros escritos em arquivos de áudio, além de dispositivo de tecnologia revolucionária, que oferece independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down. O equipamento, acoplado em uma armação de óculos, tem aproximado essa população do nosso acervo, promovendo a inclusão.

Finalista do International Excellence Awards 2018, entregue durante a Feira do Livro de Londres, uma das mais prestigiadas do setor, a BSP já recebeu premiações como o Prêmio IPL como Melhor Biblioteca do Ano e Prêmio Ações Inclusivas 2013, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de contar com Certificado de Excelência do TripAdvisor.

Veja matérias relacionadas em:

https://bsp.org.br/2019/08/29/3-milhoes-de-visitantes-juntos-para-receber-os-proximos-3-milhoes-na-bsp/

https://bsp.org.br/2019/08/29/3-milhoes-de-visitantes-bruno-faz-parte-da-celebracao-na-bsp/

https://bsp.org.br/2019/08/16/3-milhoes-de-visitantes-caique-representa-todos-em-celebracao-na-bsp/